O ‘Dia D’ do Mutirão da Saúde será realizado neste sábado (3) em Sorocaba com a estimativa de um total de 4.375 atendimentos nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Municipal “Edward Maluf”.
Além disso, os Ônibus Azul e Rosa, o Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), atenderão a população. O objetivo da ação é reduzir a fila de espera para as especialidades e na Atenção Básica. Os pacientes que aguardam na fila da rede municipal serão agendados para passar pela consulta com especialista ou pelo procedimento.
De acordo com a SES, 18 UBSs atenderão das 7h às 19h e as outras 14 realizarão o atendimento das 7h às 17h. A missão é a ampliação da oferta de vagas para agendamentos nas áreas de saúde da mulher e na saúde do adulto. As unidades realizarão atividades para promover saúde e prevenir doenças com atuação de equipe multiprofissional. A estimativa é que nas 32 UBSs seja realizado 950 consultas médicas, 1.200 consultas de enfermagem e 680 consultas odontológicas, totalizando 2.830 atendimentos.
Já na Policlínica serão realizadas 32 pequenas cirurgias, 156 consultas de dermatologia, 144 de ortopedia, 24 de mastologia, 30 de neurologia, 45 de urologia, 440 de odontologia, 60 avaliações para pequenas cirurgias, 30 avaliações pré endoscópica e 90 exames de espirometria. Um total 1.051 procedimentos. O atendimento ocorrerá das 7h às 17h.
O SAME/CTA, situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, funcionará das 7h às 17h e realizará os seguintes atendimentos: consulta psicológica para pessoas vivendo com HIV e planejamento familiar (agendados), consulta de infectologista para pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (agendados e encaixes se possível), consulta ginecológica para gestantes de alto risco e infecções sexualmente transmissíveis (agendados e encaixes se possível), consulta de enfermagem (PEP, e acolhimento), administração de medicamentos, pré e pós-consulta, distribuição de medicamentos antirretrovirais e para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além dos testes rápidos para diagnosticar HIV, sífilis e as hepatites B e C, aconselhamento e consulta para queixas sexuais. A previsão é que 210 atendimentos sejam realizados.
Os ônibus Azul e Rosa estarão à disposição da população na Praça Cel. Fernando Prestes das 7h às 17h, para oferecer atendimentos nas áreas de ginecologia e urologia. Serão distribuídas 14 senhas da unidade rosa e 24 senhas da unidade azul a partir das 7h. Já às 13h serão oferecidos mais 14 senhas para o atendimento da mulher e 24 para o homem.
No hospital GPACI, pacientes já agendados que aguardam na fila de espera passarão por exames e cirurgias neste sábado. Serão realizados 182 exames entre raio-x, ultrassom, tomografia, ecocardiograma, além de seis cirurgias infantis. Já na Santa Casa haverá 20 avaliações ortopédicas.
Com informações da Secom Sorocaba
Na última quinta-feira (16/01), Policiais Civis do 8º Distrito Policial de Sorocaba realizaram uma ação…
A Polícia Civil de Itu deflagrou na última sexta-feira (17/01), em Barueri (SP), a “Operação…
São Bento ficou no empate com a Votuporanguense, por 0 a 0, na tarde deste…
Regulamentada na última quinta-feira (16) após 30 anos de discussões no Congresso, a reforma tributária…
O estado de saúde da menina de 12 anos de idade que sobreviveu à queda do…
A população receberá, gratuitamente, uma dose da vacina contra a H1N1, neste sábado (18), das…