Jornalismo

Jaqueline exonera assessora em Brasília e mais 13 comissionados da era Crespo

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PTB), exonerou nesta segunda-feira (5) a assessora externa da Prefeitura em Brasília, Jane Cláudia Santin Martins, e outras 13 pessoas que ocupavam cargos de confiança no governo do prefeito cassado José Crespo (DEM). As portarias foram publicadas no Jornal Município de Sorocaba.
A maioria dos nomes exonerados tinha funções no sexto andar do Paço e era diretamente ligada ao então prefeito, como Carlos Henrique de Mendonça, que deixa o cargo de Chefe de Gabinete do Poder Executivo.
Ele acompanhava Crespo desde quando ele era parlamentar e também ficou conhecido no episódio em que distribuiu coxinhas para servidores em frente à casa do democrata, durante uma manifestação em 2017.
O cargo passa a ser ocupado por Alexandre Lombardi, que já estava assessorando Jaqueline Coutinho.
Ainda do sexto andar, Jéssica Pedrosa foi exonerada da Assessoria de Assuntos Internacionais da Chefia do Poder Executivo. Os diretores de área Raphael Pironi de Souza, Follguy Sanches Garcia, Sandra Teixeira da Fonseca e Carolina Gonçalves Magoga perderam seus cargos, e Fernando Marques pediu demissão.
A lista de exonerações ainda conta com Alexandre Hugo de Moraes e Maria Cassiane de Souza, que já foram secretários municipais. Marina Elaine Pereira, ex-titular da Saúde, deixou a Ouvidoria-Geral do Município. Os diretores de área Rosângela Arcuri, Aliane Francisco Mendes e Liliana Jesus não integram mais o governo, e Silvio Saraiva de Souza foi exonerado a pedido.
Durante a tarde, antes da publicação do Jornal do Município, a prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) foi questionada pelo Cruzeiro do Sul sobre as exonerações. “Nós precisamos, não só com relação aos secretários, mas daqueles que trabalham com a gente (…) que trabalhar com aquelas pessoas que têm o mesmo perfil que você tem, uma similaridade, um entendimento que partilham da mesma postura sua de administração”, afirmou.
Conforme Jaqueline, a confiança foi um dos motivos para a mudança. “Não que os servidores [exonerados] não sejam bons. Muito pelo contrário. Mas eu preciso de pessoas da minha confiança”, alegou. Além disso, a chefe do Executivo ainda afirmou que pretende reduzir o número de pessoas no sexto andar: até então, eram doze pessoas.
Secretariado
As portarias também oficializam as mudanças de secretariado anunciadas na sexta-feira (2): Ana Lúcia Sabbadin foi substituída por Roberta Gislaine Aparecida da Penha Severino Guimarães Pereira na Secretaria dos Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ) e Rosângela Arcuri Pacheco deixou a Secretaria de Licitações e Contratos (Selc), onde entra Marlene Manoel da Silva Leite.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Presidente Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem à Rússia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico em Brasília neste sábado (19) e teve um…

14 horas atrás

Após acidente, carro cai da Ponte Francisco Dell’Osso dentro do Rio Sorocaba

O incidente aconteceu na manhã deste domingo (20), por volta das 9h45, quando um motorista…

15 horas atrás

Polícia prende suspeita de envolvimento em caso de contaminação por HIV em transplantados

Policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) prenderam em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, neste domingo…

17 horas atrás

Mais de 23 mil imóveis seguem sem energia elétrica na Grande SP

Apesar das fortes chuvas terem dado uma trégua nos últimos dias, a Grande São Paulo ainda tem…

18 horas atrás

Voo de repatriação chega com 212 brasileiros que estavam no Líbano

O sexto voo do Operação Raízes do Cedro, com 212 passageiros resgatados do Líbano, pousou…

18 horas atrás

Homem é preso em Sorocaba por prática de maus-tratos a animais

Neste sábado (19), um homem de 61 anos foi preso em flagrante no Plantão Policial…

1 dia atrás