Jornalismo

Câmara analisa isenção da taxa de lixo para terrenos vazios

Com um projeto em segunda discussão, seis projetos em primeira e duas moções, sendo uma de repúdio e outra de aplauso, a Câmara Municipal de Sorocaba realiza na manhã desta terça-feira (13), a 46ª sessão ordinária do ano.
Abre a ordem do dia, o Projeto de Lei nº 116/2019, do vereador Fernando Dini (MDB) – o único da pauta em segunda discussão – que prevê isenção da taxa de lixo para terrenos que ainda não possuem edificação. O PL revoga a alínea “b”, do inciso I, do art. 3º, da Lei nº 3.439, de 30 de novembro de 1990.
Por tratar de renúncia de receita, a Comissão de Justiça da Casa apresentou emenda determinando que, caso aprovada, a lei entrará em vigor apenas quando a estimativa de renúncia de receita for incluída na Lei Orçamentária Anual.
A proposta também recebeu outras duas emendas, uma de autoria do vereador Luis Santos (PROS), prevendo que a isenção será concedida até a expedição do Habite-se, e outra do Eng. Martinez (PSDB), determinando que a isenção cessará assim que aprovado o projeto de construção.
Primeira discussão
A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) é autora de dois dos seis projetos da pauta em primeira discussão, começando pelo Projeto de Lei nº 222/2019, que dispensa a exigência de autenticação de cópia, em cartório, de documentos pessoais, por órgãos do Poder Público Municipal (Legislativo e Executivo incluindo, Administração Pública Direta e Indireta). O projeto prevê que a conferência será feita por servidores com o confronto do documento original e carimbo contendo data, nome, matrícula e órgão de lotação do funcionário.
Já o Projeto de Lei nº 221/2019, da vereadora, proíbe que o Município exija reconhecimento de firma para indicação de condutor infrator no caso de multas de trânsito. A autora ressalta que o Código de Trânsito Brasileiro prevê prazo de 15 dias, após a notificação, para que o proprietário do veículo declare o condutor infrator e a Resolução 619 do Contran, sobre o formulário de identificação, não exige o reconhecimento de firma.
Em seguida, o Projeto de Resolução nº 12/2019, da Mesa da Câmara Municipal, em primeira discussão, autoriza a contratação de serviço de aferição de hidrômetro pelo Ipem – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, requerida pela Comissão de Acompanhamento das Contas do Saae, que é presidida pelo vereador Fausto Peres (Podemos).
Vagas em creches
Dando continuidade às matérias em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 219/2019, de Fausto Peres (Podemos), torna obrigatória a publicação, no portal oficial da Prefeitura na Internet, da lista de espera para vagas nas creches municipais. Segundo o projeto, a lista, que deverá ser atualizada mensalmente, trará as iniciais do nome da criança, identificação dos pais ou responsáveis, data de nascimento da criança e de solicitação da vaga.
Ainda em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 232/2019, do vereador Péricles Régis (MDB), altera a Lei nº 12.022/2019, que regulamenta atividade do transporte de passageiros por aplicativos – também de autoria do parlamentar – com o objetivo de adequar alguns dispositivos da referida legislação. A primeira mudança é quanto à apresentação de exame toxicológico do motorista no cadastramento e revogação da CNH (e não mais anualmente).
O projeto também revoga o inciso II, do Art. 9º, que exige que o veículo utilizado tenha menos de oito anos de fabricação, e altera o inciso III, do mesmo artigo, prevendo que a vistoria anual do veículo seja realizada por órgãos credenciados, suspendendo a necessidade de inspeção do INMETRO. O projeto recebeu duas emendas do próprio autor transferindo para as operadoras do sistema a obrigatoriedade do seguro contra Acidentes Pessoais a Passageiros (APP).
Completando a lista de projetos em primeira discussão, o o Projeto de Lei nº 233/2019, do vereador Anselmo Neto (PSDB), que institui no calendário oficial do Município de Sorocaba, a Semana Municipal da Saúde Mental, a ser comemorada anualmente na semana do dia 10 de outubro.
Moções
Em discussão única, completam a ordem do dia desta terça-feira duas moções, uma de repúdio e outra de aplauso. A primeira delas é a Moção nº 03/2019, do vereador Luis Santos (PROS), que manifesta repúdio à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a declaração de constitucionalidade do sacrifício de animais em cultos religiosos. O caso chegou ao supremo graças a recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra uma decisão do Tribunal de Justiça gaúcho que autorizou a prática em religiões de matriz africana.
Já a Moção nº 05/2019, do vereador Rodrigo Manga, manifesta aplauso ao Senado pela aprovação do Projeto de Lei que altera normativa do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), possibilitando a internação involuntária de dependentes químicos. “Diante de situações extremas, em que o tratamento voluntário do dependente químico se mostra impossível, outra alternativa não há senão sua internação involuntária”, ressalta a moção.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Época mais esperada pelos clientes está chegando: Black Friday da Rede Bom Lugar

A Rede Bom Lugar se prepara para mais um ano de grandes promoções e um…

12 horas atrás

Polícia investiga ataque contra policiais militares em Araçoiaba da Serra

A Polícia Civil está investigando um atentado contra dois policiais militares de Araçoiaba da Serra,…

12 horas atrás

Prorrogadas inscrições do Vestibulinho das Etecs até quinta-feira (28)

O período de inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula…

15 horas atrás

Trem Iluminado da Sorocabana terá viagens extras durante o mês de dezembro

Em razão da grande procura, o Trem Iluminado da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária ganhou…

15 horas atrás

CIESP Sorocaba acompanha atentamente as discussões do Novo Plano Diretor

Erly Domingues, Diretor Titular Ciesp Sorocaba, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (26).…

15 horas atrás

2º Feirão de Ofertas de Iperó

Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, o Sebrae-SP, em parceria com…

16 horas atrás