Aproximadamente 600 pessoas já estão na fila na manhã desta quarta-feira (14) para tentar uma das 480 vagas que a Universidade do Trabalhador e Empreendedor (Uniten), em Sorocaba, vai ofertar para 18 cursos gratuitos. Hoje também será lançado o programa Empreenda Rápido, em parceria com o governo do Estado.
Segundo Robson Coivo, secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, as senhas serão distribuídas a todos que chegarem até o local. Ele explica que estar situação de desemprego e residir em Sorocaba são pré requisitos para a inscrição.
Essa é a quarta edição da abertura de cursos na cidade neste ano e aproximadamente mil pessoas já conseguiram seus diplomas. “Trabalhamos com toda a rede de Sorocaba e oferecemos cursos para quem busca se recolocar no mercado e também para quem quer empreender”, disse Coivo.
O primeiro a chegar na fila em busca de um curso foi o jovem Ian Piccinato Cardoso, 19, que busca trabalho desde 2016. “Eu trabalhei como aprendiz administrativo e depois não consegui mais nada”, relata o jovem que chegou até a Uniten às 6h30 de terça-feira, já passando mais de 24 horas na espera. “Na fila o pessoal se ajuda e minha avó trouxe comida pra mim.”
Sobre Empreenda Rápido, Coivo afirmou que o intuito é estimular a abertura de Micro Empreendedor Individual (MEI) e também a desburocratização para abertura de empresas. Segundo a Sedetet, Sorocaba tem hoje cerca de 40 mil MEIs cadastrados e aproximadamente duas mil empresas de médio e grande porte em funcionamento.
Ao longo do dia o Empreenda Rápido realizará diversas palestras e oficinas e qualquer pessoa pode participar.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
A Polícia Civil de Sorocaba realizou, na última quarta-feira (21), uma operação que resultou na…
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…
O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…
Luciane Bachir, delegada titular da unidade da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para mais uma sessão de filme do projeto Cine-Vagão aqui…
Uma manifestação de funcionários das empresas City e Consor deixou o serviço de transporte complicado…