Jornalismo

Mostra na Fundec tem réplicas de construções da Fazenda Ipanema

Até segunda-feira (19), a exposição “Há um ponto de luz na imensidão”, do artista plástico Santiago Ribeiro, poderá ser conferida gratuitamente pela população na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), no Centro. A mostra foi contemplada com recursos da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba em 2018, e conta com réplicas de edifícios da Fazenda Ipanema, localizada em Iperó.
“Há Um ponto de luz na Imensidão” traz a imensa floresta inexplorada e misteriosa. “Quando os primeiros desbravadores entraram selva adentro, novos caminhos foram abertos para que as primeiras cidades brasileiras pudessem nascer da bravura e da coragem desses destemidos bandeirantes. A ‘luz’ quer dizer progresso, evolução, ideias e empenho. A imensidão representa o vazio, o inexplorado e o mistério”, explica o artista.
Para a confecção das réplicas, Santiago utilizou materiais como papelão, isopor, cortiça, argamassa e papel. Ao todo, são cinco maquetes e 10 colagens de papel que estão à disposição do público.
A maior réplica da exposição é o “Casarão das Armas Brancas”, na qual o visitante poderá viajar na história. “O local produzia pregos, arames, baionetas, canhões, granadas e outras peças de artilharia usados na Guerra do Paraguai”, explica Santiago, mas completa “historiadores divergem sobre a real data de construção desse casarão. Afirmam que fora erguido bem depois da Guerra do Paraguai (1860 – 1865) entre os anos de 1890 e 1895”.
Com 1,15 m x 1,10 m, o grande obstáculo da obra foi miniaturizar o complexo de construções com paredes de pedras, portas e janelas imensas e um madeiramento de sustentação do telhado. “Meu auxiliar, o artista Edneu Abud, se encarregou de trabalhar esses madeiramentos, e resultado deste trabalho é impecável e impactante, bem próximo ao modelo real”, conta Santiago.
A mostra vai percorrer outros espaços, como a Biblioteca Aloísio de Almeida, no Campus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso), de 20 de agosto a 3 de setembro; a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, de 4 a 20 de setembro; e a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sênaca de Sá Fleury”, de 23 de setembro a 7 de outubro.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Provão Paulista: estudantes devem escolher o curso até esta 6ªfeira

Esta sexta-feira (29 de novembro) é o último dia para que estudantes da 3ª série…

50 minutos atrás

Receita paga nesta 6ª feira lote da malha fina do IR

Cerca de 220 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências vão…

1 hora atrás

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser depositada até esta sexta

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

2 horas atrás

Sesc Sorocaba convida para a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Em dezembro, o Sesc Sorocaba oferece uma programação especial de cinema com uma seleção de…

2 horas atrás

5° Batalhão de Polícia Militar Rodoviária completa 16 anos

Uma significativa celebração marcou, nesta quarta-feira (27), os 16 anos de serviços prestados à população…

21 horas atrás

Sesc Sorocaba apresenta destaques do final de semana

Os destaques do final de semana no Sesc Sorocaba começam na sexta às 20h, com…

21 horas atrás