Até segunda-feira (19), a exposição “Há um ponto de luz na imensidão”, do artista plástico Santiago Ribeiro, poderá ser conferida gratuitamente pela população na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), no Centro. A mostra foi contemplada com recursos da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba em 2018, e conta com réplicas de edifícios da Fazenda Ipanema, localizada em Iperó.
“Há Um ponto de luz na Imensidão” traz a imensa floresta inexplorada e misteriosa. “Quando os primeiros desbravadores entraram selva adentro, novos caminhos foram abertos para que as primeiras cidades brasileiras pudessem nascer da bravura e da coragem desses destemidos bandeirantes. A ‘luz’ quer dizer progresso, evolução, ideias e empenho. A imensidão representa o vazio, o inexplorado e o mistério”, explica o artista.
Para a confecção das réplicas, Santiago utilizou materiais como papelão, isopor, cortiça, argamassa e papel. Ao todo, são cinco maquetes e 10 colagens de papel que estão à disposição do público.
A maior réplica da exposição é o “Casarão das Armas Brancas”, na qual o visitante poderá viajar na história. “O local produzia pregos, arames, baionetas, canhões, granadas e outras peças de artilharia usados na Guerra do Paraguai”, explica Santiago, mas completa “historiadores divergem sobre a real data de construção desse casarão. Afirmam que fora erguido bem depois da Guerra do Paraguai (1860 – 1865) entre os anos de 1890 e 1895”.
Com 1,15 m x 1,10 m, o grande obstáculo da obra foi miniaturizar o complexo de construções com paredes de pedras, portas e janelas imensas e um madeiramento de sustentação do telhado. “Meu auxiliar, o artista Edneu Abud, se encarregou de trabalhar esses madeiramentos, e resultado deste trabalho é impecável e impactante, bem próximo ao modelo real”, conta Santiago.
A mostra vai percorrer outros espaços, como a Biblioteca Aloísio de Almeida, no Campus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso), de 20 de agosto a 3 de setembro; a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, de 4 a 20 de setembro; e a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sênaca de Sá Fleury”, de 23 de setembro a 7 de outubro.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Esta sexta-feira (29 de novembro) é o último dia para que estudantes da 3ª série…
Cerca de 220 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências vão…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Em dezembro, o Sesc Sorocaba oferece uma programação especial de cinema com uma seleção de…
Uma significativa celebração marcou, nesta quarta-feira (27), os 16 anos de serviços prestados à população…
Os destaques do final de semana no Sesc Sorocaba começam na sexta às 20h, com…