A CPFL Piratininga, distribuidora do grupo CPFL Energia que atende 27 municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo, realizou na manhã desta quarta-feira (14), uma operação de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, em Sorocaba.
Em parceria com a Polícia Civil, a companhia inspecionou as instalações de quatro supermercados na cidade e encontrou situações irregulares todos eles.
Todas as autuações foram registradas em boletim de ocorrência e os responsáveis encaminhados ao 8º DP de Sorocaba para prestar depoimento.
Os casos foram encontrados no Parque São Bento, Jardim São Conrado e Jardim Novo Horizonte. A equipe técnica da CPFL Piratininga constatou manipulação nos equipamentos de medição de consumo de energia elétrica em todas os estabelecimentos comerciais.
Crime. As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.
Essas operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática, que causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, pioram a qualidade do fornecimento de energia e colocam em risco a vida da população. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as fraudes, no momento das revisões tarifárias.
Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.
Com informações da Assessoria de Imprensa da CPFL Energia
Edição – Alessandra Santos
O Brasil parou, na quarta-feira à noite e, também, ontem, para ouvir o ministro da…
O professor e economista Marcos Canhada foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta sexta-feira (29).…
Esta sexta-feira (29 de novembro) é o último dia para que estudantes da 3ª série…
O Delegado de Polícia, Acácio Aparecido Leite, titular do 8° DP de Sorocaba, foi entrevistado…
Cerca de 220 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências vão…
O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz informações e orientações importantes…