Esportes

Exposição ‘Violência contra a mulher: Quebre o ciclo!’ segue na Câmara até o dia 30

Até sexta-feira (30), a exposição itinerante “Violência contra a mulher: Quebre o ciclo!” pode ser visitada no saguão de entrada da Câmara Municipal de Sorocaba.
Organizada pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) dentro da programação do 365.º aniversário de Sorocaba para marcar os 13 anos da Lei Maria da Penha, a mostra esteve no Paço Municipal na primeira quinzena de agosto.
Os painéis informam os tipos de violência doméstica; perguntas e respostas mais frequentes sobre a Lei Maria da Penha; a quem recorrer em casos de ocorrências; ações de prevenção e combate; e as garantias legais para atendimento imediato e apoio integral às vítimas; e a rede pública de proteção à mulher de Sorocaba, considerada uma das mais completas do Brasil.
Compõem a rede a Coordenadoria de Políticas para a Mulher da Secid; o Botão do Pânico; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM); o Centro de Referência da Mulher (Cerem); o Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica Familiar; a Patrulha da Paz; a Casa Abrigo e o Centro Especializado de Reabilitação do Autor em Violência Doméstica (Cerav), mantidos pelo Centro de Integração da Mulher (CIM Mulher); os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); as Unidades Básicas de Saúde (UBSs); a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Disque-Denúncia 180 e a Guarda Civil Municipal (GCM), serviços com funcionamento 24 horas.
A secretária Suélei Gonçalves destaca a exposição como o resultado de uma demanda apresentada pela população à Secid, principalmente, por intermédio do CMDM. “Com a exposição, estamos levando as informações para onde as pessoas estiverem, para que mais cidadãs conheçam a rede pública de proteção, saibam a quem recorrer em caso de necessidade ou compartilhar este conhecimento com outras mulheres, explicou.
Segundo levantamento da Coordenadoria da Mulher da Secid, no primeiro semestre de 2019, a DDM registrou 751 boletins de ocorrência referentes à violência doméstica e outros 92 a crimes sexuais. Já a GCM, de janeiro a julho, prestou 160 atendimentos após o acionamento do Botão do Pânico.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil goleia a Tailândia e avança em primeiro na Copa do Mundo de Futsal

Já classificado para o mata-mata, o Brasil garantiu a primeira colocação do Grupo B ao…

10 horas atrás

CCR ViaOeste realiza ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito

A CCR ViaOeste está promovendo uma série de ações educativas durante a Semana Nacional do…

11 horas atrás

Procedimento de ECMO é realizado novamente na Santa Casa de Sorocaba

A Santa Casa realizou novamente, em sua UTI (Unidade Terapia Intensiva), o (ECMO) procedimento de…

11 horas atrás

Autora de Sorocaba Lança Livro Infantojuvenil

A autora sorocabana Íria de Fátima Flório lançou sua mais recente obra Turma do Tico…

12 horas atrás

Editorial: Chega de circo, o voto é sério 20/09/2024

Quem não se lembra daquela famosa frase dita pelo então candidato a deputado federal Francisco…

14 horas atrás

TRE-SP alerta para falsa convocação de mesários

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) alerta para um golpe que tem usado…

14 horas atrás