Depois da chuva e do forte vento que atingiram Sorocaba neste domingo (1.º), por volta de 12h, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros registraram a queda de nove árvores na cidade.
Equipes da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) foram acionadas e estão atuando para fazer o corte e a remoção dos exemplares das vias.
As quedas de árvore ocorreram nos seguintes locais: rua Vicencia Leonetti, no Jardim São Paulo; avenida Armando Pannunzio com a avenida Santa Cruz; rua Carlos Gomes, no Wanel Ville; rua Maio Soave, no Central Parque; Alameda Augusto Severo, na Vila Elza; rua Prof. Roldão Pereira de Melo, no Júlio de Mesquita; rua José Sanches, no Parque Ouro Fino; Estrada Ipatinga; e rua Ulisses Sanches Fruet, no Wanel Ville. Em nenhum desses casos houve vítima.
“Nossas equipes estão atuando nas ocorrências para finalizar o serviço o mais rápido possível”, afirma o secretário da Sema, Maurício Tavares da Mota.
Agentes de trânsito da Urbes também estão auxiliando o trabalho. Em alguns locais teve queda de energia e, com isso, alguns semáforos ficaram inoperantes, mas já foram restabelecidos.
Na manhã desta segunda-feira (2), mas uma queda foi registrada: na Vila Haro, uma árvore caiu e bloqueou a rua Hipólito José da Costa.
Alagamentos
Uma chuva intensa caiu sobre Sorocaba entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (2). O acumulo de água em alguns pontos da cidade deixou o trânsito complicado na região da Rodoviária e do Parque das Águas. Também foram registrados pequenos alagamentos na avenidas Dom Aguirre e Itavuvu e na rodovia Raposo Tavares (SP-270).
As pancadas de chuva obrigaram os motoristas a reduzirem a velocidade, o que deixou o tráfego mais lento. Na Raposo Tavares, o problema maior foi registrado nas vias marginais, entre o Campolim e a na região da Uniso. Também houve problemas deste tipo da avenida São Paulo, na zona leste.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou para risco de chuva, ventos intensos e granizo a partir deste domingo na cidade.
A previsão para Sorocaba é de 32 mm de chuva. Até o momento o índice registrado pela Defesa Civil foi de: 14 mm (Aterro), 15 mm (Aparecidinha), 16 mm (Brigadeiro Tobias), 16 mm (ETA Cerrado), 14 mm (São Bento) e 15 mm (Paço).
Em caso de mais pancadas de chuva e ventos fortes a recomendação é que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Os telefones emergenciais para esse tipo de ocorrência são: 199 ou (15) 3212.9400 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros. Ao acionar, as equipes se mobilizarão e adotarão as providências técnicas e administrativa necessárias para o atendimento de emergência.
Com informações da Secom Sorocaba e Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público…
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular organização criminosa responsável…
Evento que atrai amantes de música e colecionadores, a tradicional Feira de Vinil do Studio…
Em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, o grupo Lindas…
A 33º edição do “Mutirão de Empregos Sorocaba” – Especial Fim de Ano acontecerá no…
Na maior parte do tempo, a vida cotidiana segue sem grandes surpresas. Existem, porém, momentos…