Jornalismo

Sorocaba registra 5 diagnósticos de sarampo em uma semana; casos sobem para 24

O último Boletim Epidemiológico divulgado hoje (3) pela Vigilância em Saúde mostra que Sorocaba tem 24 casos de sarampo confirmados desde o começo do ano.

Foram mais 5 diagnósticos positivos desde a semana passada, quando o órgão divulgou o último boletim no dia 27 de agosto.

Conforme o boletim, há outros casos 64 em investigação. Os 24 registros foram confirmados por exame laboratorial e são distribuídos em todas as regiões da cidade. Não há confirmação de morte por sarampo até o momento em Sorocaba.
Entre as confirmações, 15 foram em pessoas do sexo masculino e nove em pessoas do sexo feminino, com média de idade de 17 anos. A faixa etária predominante é abaixo dos quatro anos e entre 20 e 24 anos.
O primeiro caso foi confirmado em maio e, desde então, a cidade registra sequencial aumento da incidência da doença.
Vacinação

Diante do crescimento dos casos, a Secretaria da Saúde (SES) continua reforçando as orientações de vacinação para quem realmente necessita da vacina.

Desde o dia 12 de agosto, Sorocaba realiza a vacinação de sarampo em crianças entre seis e 11 meses de idade nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A nova medida acontece em decorrência da orientação determinada pelo Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com a SES, as crianças vacinadas entre seis e 11 meses de idade deverão se imunizar novamente com a vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) quando completarem um ano. E aos 15 meses, deverá ser feita a vacinação da Tetraviral (SCR-Varicela). O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada nos menores de um ano de idade e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias.

Além desse novo público, o esquema vacinal contempla pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias) e pessoas entre 30 e 59 anos de idade (uma dose). Cidadãos com 60 anos ou mais não precisam ser vacinados, pois essas pessoas já podem ter entrado em contato com o vírus e, por isso, estarem imunes ao sarampo. Os indivíduos que não tiverem como comprovar que receberam vacinas recomendas conforme calendário de vacinação, deverão comparecer nas UBSs para atualização de todas as vacinas, inclusive a de sarampo.

A vacina do sarampo está disponível nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para consultar o endereço e o horário de funcionamento dessas unidades, basta acessar o link –http://saude.sorocaba.sp.gov.br/ .

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Robinho segue preso, decide STF; placar final foi de 9 a 2

O ex-jogador Robinho continuará preso e vai precisar terminar de cumprir a pena por estuprar uma mulher…

11 horas atrás

Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS

O Ministério da Saúde anunciou um acordo para antecipar a entrega de uma remessa de…

13 horas atrás

Câmara aguarda parecer jurídico para votar Plano Diretor em 2024

O vereador Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara Municipal, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…

13 horas atrás

STF inicia julgamento sobre atuação das redes sociais no Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta quarta-feira (27), o julgamento de três ações que…

13 horas atrás

Época mais esperada pelos clientes está chegando: Black Friday da Rede Bom Lugar

A Rede Bom Lugar se prepara para mais um ano de grandes promoções e um…

1 dia atrás

Polícia investiga ataque contra policiais militares em Araçoiaba da Serra

A Polícia Civil está investigando um atentado contra dois policiais militares de Araçoiaba da Serra,…

1 dia atrás