A Câmara Municipal de Votorantim aprovou projeto de lei que proíbe a utilização de fogos de artifício no município. A propositura, do vereador Heber Martins (PDT), precisa ser sancionada pelo Executivo para entrar em vigor. A sessão ocorreu nesta terça-feira (3).
O texto institui que ficam proibidos “o manuseio, a utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios e de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Votorantim”. O objetivo, conforme seu autor, é evitar efeitos nocivos a crianças, idosos e animais.
Se o projeto for sancionado pelo prefeito Fernando Oliveira (DEM), haverá multa de R$ 886 aos infratores. No caso de reincidência em período inferior a 30 dias, o valor poderá ser aplicado em dobro.
Sorocaba
Em Sorocaba, legislação semelhante está em vigor, mas ainda carece de regulamentação. Após disputa jurídica entre Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi), a Câmara e a Prefeitura, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) corroborou a constitucionalidade da lei.
Entre outras coisas, a lei proíbe a utilização de fogos de artifício que causem poluição sonora, como estouros e estampidos, acima de 65 decibéis nas áreas públicas do município de Sorocaba.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (20) resultou na prisão de um adulto e…
O Sine Municipal de Sorocaba, ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com o…
Grêmio e Corinthians avançaram às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nesta segunda-feira (20) uma nota oficial parabenizando…
O prefeito de Votorantim, Weber Manga, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira (20).…