A Espanha ganhou o seu segundo Mundial de Basquete Masculino neste domingo (15), derrotando a Argentina por 95 a 75. A partida ocorreu no estádio Wukesong Sport Arena, na capital Pequim.
A França terminou na terceira colocação, a Austrália na quarta e a Sérvia na quinta. O Brasil terminou a competição na 13ª posição.
Os maiores pontuadores espanhois foram Ricky Rubio e Marc Gasol, com 20 e 14 pontos, respectivamente. Já do lado dos celestes, os destaques foram de Gabriel Deck e Nicolás Laprovíttola, que marcaram, respectivamente, 24 e 17 pontos.
A Espanha foi superior em todos os quartos, consolidando a diferença representativa de 20 pontos que assegurou a vitória a medalha de ouro no campeonato. Com cinco minutos, o time vermelho abriu larga vantagem, com 12 a 2. E manteve um bom jogo ofensivo, com profundidade de bola e sem deixar a Argentina esboçar uma reação.
Com o domínio desde o primeiro quarto, a Espanha, equipe que é comandada pelo técnico Sergio Scariolo, segurou a liderança até o fim da partida.
O destaque do jogo foi o armador Ricky Rubio, que vai jogar no Phoenix Suns a partir do início da próxima temporada da NBA. O camisa 9 atuou por quase 23 minutos e anotou 20 pontos, além de distribuir sete assistências.
Brilhou na grande final, mas também foi decisivo durante todo o caminho da equipe no Mundial. O feito foi reconhecido e, ao final da partida, o atleta recebeu o prêmio de MVP (entregue ao jogador mais valioso do torneio).
Quebra de jejum e confirmação do favoritismo espanhol
Pelo lado argentino, a equipe comandada pelo técnico Sergio Hernandez chegou desacreditada no Mundial, mas surpreendeu, contou com grande atuação do ala-pivô Luis Scola, e conquistou uma vaga na final.
Em contramão, apesar de não chegar em um pódio de Copa do Mundo desde que se sagrou campeã em cima da Grécia, em 2006, a Espanha fez boas campanhas nas Olimpíadas e se “acostumou” a estar entre os primeiros colocados.
Com a liderança do pivô Marc Gasol, do Toronto Raptors, conquistou a edição de 2019 e igualou o Brasil em número de títulos, já que a seleção canarinha foi campeã em 1959 e 1963.
Brasil
O Brasil foi eliminado do campeonato ainda na fase de grupos. Na última partida, foi derrotado pelos Estados Unidos, em placar de 89 a 73. Com isso, não conseguiu assegurar a vaga para as Olimpíadas de Tóquio.
Precisando da vitória para avançar às quartas-de-final, se vencesse seria a primeira colocada, a equipe acabou em quarto e último lugar no grupo K, com mesmo número de pontos (oito) de República Tcheca e Grécia: as três seleções somaram três vitórias e duas derrotas no total, mas o Brasil ficou atrás nos critérios de desempate. A vaga na próxima fase da Copa do Mundo de Basquete ficou com os tchecos.
A seleção vai disputar a participação nos pré-olímpicos, que ocorrerão no ano que vem. Haverá quatro disputas, com seis seleções cada. Há a possibilidade que uma delas seja aqui. O objetivo é garantir a participação na terceira olimpíada seguida.
Com informações da Agência Brasil e ESPN
Edição – Alessandra Santos
Seguindo um projeto de expansão e reestruturação das unidades assistenciais e de negócios, iniciado em…
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) alerta para a importância da…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu, na noite desta segunda-feira (13),…
O SOS Sorocaba (Serviço de Obras Sociais), fundado em 28 de novembro de 1968, realiza…
O deputado estadual Edson Giriboni foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (14). Ele…
Exportações de Sorocaba crescem 6,6% em 2024. As exportações em Sorocaba cresceram 6,6% no ano…