Jornalismo

Gerência Regional do Trabalho e Prefeitura assinam parceria para gerar vagas a aprendizes

Contribuir para a inserção ou reinserção de jovens no mercado de trabalho, além do acompanhamento com vistas à prevenção da vulnerabilidade social. Esse é o objetivo do programa ‘Oportunidade para o Futuro’, cujo termo de parceria com o Ministério da Economia, por meio da Gerência Regional do Trabalho, foi assinado pela prefeita Jaqueline Coutinho, na manhã desta segunda-feira (16).

Parceria inédita no Estado de São Paulo, permitirá que a Prefeitura de Sorocaba passe a ser umas das opções para a contratação desses aprendizes que serão inseridos nas secretarias municipais e onde atuarão na área administrativa, com direito a receber salário/mínimo pelo período de até 6 horas diárias, anotação da carteira de trabalho, além de ter todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. Sendo todos custos de responsabilidade das empresas fiscalizadas, não gerando custo algum ao governo municipal.

Na prefeitura, a Secretaria de Políticas sobre Drogas (Sepod) é a responsável pela gestão desses contratos, realizando uma análise do perfil de cada aprendiz e direcionando-os à secretaria que possuir maior afinidade. Dessa forma, sob a fiscalização da Gerência Regional do Trabalho, as empresas poderão cumprir com sua cota encaminhando a mão de obra à Prefeitura.

“Durante minha carreira no serviço público, como delegada, sempre quis fazer um trabalho produtivo nas questões sociais. E hoje, com o apoio dessa equipe, estamos realizando esse trabalho. Eu digo sempre que o maior bem que um governo pode fazer é promover a valorização do ser humano”, disse a prefeita, completando: “Com esse programa, iremos colaborar para que esses jovens tenham uma excelente oportunidade de inserção no mercado de trabalho, proporcionando vivência e rendimentos que possam refletir em sua integração na sociedade”.

O secretário de Políticas sobre Drogas, José Humberto Urban Filho, explica que o programa é voltado a jovens de 14 a 24 anos. Segundo ele, a Lei de Aprendizagem determina que empresas de médio e grande portes contratem aprendizes em seu quadro de recursos humanos, conforme a quantidade de funcionários em que as funções demandam formação profissional, sendo o mínimo de 5% e o máximo de 15% do seu quadro total de funcionários.

Entretanto, quando o estabelecimento contratante cujas peculiaridades da atividade, ou dos locais de trabalho, constituem embaraço à realização das atividades, a empresa poderá requerer junto a Gerência Regional do Trabalho a assinatura de termo de compromisso para disponibilizar os aprendizes para atuarem junto a órgãos públicos, parceiros do Ministério da Economia.

“A Gerência Regional do Trabalho, após a efetivação de fiscalização das empresas com o perfil que as impossibilite de contratar aprendizes para a atuação no seu ambiente de trabalho, encaminhará à Secretaria de Políticas sobre Drogas os aprendizes que, por sua vez, após análise do perfil, os encaminhará e os acompanhará para as demais secretarias. Desta forma, a Gerência Regional do Trabalho fiscaliza e faz com que a empresa cumpra a sua cota encaminhando essa mão de obra para o órgão público”, ressalta o secretário.

Erradicação do trabalho infantil

O chefe da Fiscalização da Agência Regional do Trabalho, do Ministério da Economia, Roque de Camargo Júnior, elogiou a iniciativa da prefeitura na elaboração da parceria. “Sabemos o quanto é difícil fazer a máquina administrativa andar de forma conjunta.

O que estamos vivenciando aqui, a partir dessa iniciativa, é algo extremamente fundamental para erradicarmos o trabalho infantil e para a formação futura dos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social”, disse.

As secretarias que receberão os cinco primeiros aprendizes são as pastas de Políticas sobre Drogas (Sepod), Igualdade e Assistência Social (Sias), Cidadania e Participação Popular (Secid), Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ) e de Licitações e Contratos (Selc).

Entre os cinco jovens que farão parte do programa e que se encontraram com a prefeita Jaqueline Coutinho, em seu gabinete, estavam a Letícia, de 15 anos, e Kethelin, de 16 anos. “Sabemos o quanto é difícil para nós, jovens, conseguir entrar no mercado de trabalho; sobretudo, para os mais carentes. Esse programa foi criado para nos ajudar”, disse Kethelin. “Estamos muito ansiosas para começar aqui na Prefeitura”, completou a colega Letícia.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Suspeitos de furtos em cemitério são detidos pela GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, na madrugada desta quarta-feira (15), uma dupla…

7 minutos atrás

Governo revoga medidas do Pix depois de repercussão negativa e fake news

O governo Lula (PT) revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da…

15 horas atrás

Zoo de Sorocaba tem programação especial de férias neste sábado (18)

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” podem participar, neste sábado (18), de…

19 horas atrás

Parque Tecnológico receberá R$ 1,3 milhão para modernizar laboratório e ampliar aceleradora de startups

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) será beneficiado com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, provenientes…

20 horas atrás

PROGRAME-SE 15/01/2025

No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para shows de samba, de graça, no Parque dos Espanhois;…

22 horas atrás

Governo estadual promove inédita revisão de gastos fiscais e tributários e tem resultados positivos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento…

23 horas atrás