Jornalismo

Caminhada da Inclusão abre Semana da Pessoa com Deficiência na 2ª feira

Uma caminhada pelas ruas do centro, com objetivo de sensibilizar os sorocabanos sobre as dificuldades sentidas diariamente pelas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, abre, oficialmente, a Semana Municipal da Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência, na segunda-feira (23), às 9h, na Praça Frei Baraúna.
A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) desenvolverá uma série de atividades especiais até o próximo dia 29.
Serão atividades nas áreas de esporte, serviços, cultura e lazer. A programação completa está disponível por escrito e em áudio no site cidadania.sorocaba.sp.gov.br.
Com concentração a partir das 8h, a Caminhada da Inclusão sairá da “Frei Baraúna”, às 9h, e passará pelas ruas Cesário Mota e São Bento com destino à Praça Coronel Fernando Prestes. Organizada pela Coordenadoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secid, a mobilização tem apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD) e instituições e entidades da sociedade civil.
Quem estiver pela região central na segunda-feira poderá presenciar também a ação educativa “Esta vaga não é sua nem por um minuto!”, que acontecerá de forma simultânea. Das 7h30 às 10h, cinco vagas comuns de estacionamento da Rua da Penha serão ocupadas por cadeiras e será aplicada uma “multa moral a eventuais infrações, visando chamar a atenção dos motoristas sobre o respeito às vagas preferenciais PcD. No período da tarde, das 15h às 16h, a atividade se repetirá no estacionamento descoberto do Pátio Cianê Shopping.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Censo 2010 registrou 126.898 sorocabanos com algum tipo de deficiência física, mental, auditiva ou visual – o equivalente a 27,6% da população. A secretária Suélei Gonçalves vê a Semana Municipal da Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência como uma oportunidade de levar informação e combater preconceitos. “Muitos de nós sequer pensamos nestas questões por não vivenciarmos. Por isso, vamos abrir a programação com ações que nos façam sentir na pele a dificuldade dos outros e nos conscientizarmos pela empatia”, acredita.
“Inclusão na Lata”
No dia 23, o Clube do Idoso, no bairro Pinheiros, vai se transformar em um estúdio. Das 16h30 às 18h, o “Inclusão na Lata”, canal de vídeos do Youtube, vai transmitir ao vivo um programa especial sobre a Semana Municipal da Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência. Desde novembro de 2017, o programa traz, de forma inteligente e divertida, informações relacionadas ao universo das pessoas com deficiências.
Com apresentação da jornalista Renata Lellis e do músico Dudé, todos os vídeos contam com recursos de audiodescrição, legendas e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para acompanhar o programa, procure por “Inclusão na Lata” no Youtube, facebook.com/inclusaonalata e instagram.com/inclusaonl.
Histórico
A escolha do 21 de setembro como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência remete ao início da primavera. Estação conhecida pelo aparecimento das flores, ela simboliza o nascimento e renovação permanente da luta das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Embora fosse lembrada em diferentes locais do Brasil desde 1982, a oficialização da data se deu pela Lei n.º 11.133, de 14 de julho de 2005.
A Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência), passou a considerar crime praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência, assim como abandonar pessoas ou cometer violência de qualquer natureza. Em Sorocaba, a Lei n.º 11.849, de 20 de dezembro de 2018, instituiu o dia 21 de setembro como o Dia Municipal da Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência.
A estrutura da Secid dispõe da Coordenadoria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, que tem por função coordenar, formular, promover e acompanhar ações e projetos relativos à população PcD. Ela atua de forma conjunta ao CMPcD, órgão oficial de participação da sociedade civil no processo de proposição, elaboração, execução e fiscalização de Políticas Públicas. Ambos estão sediados no CCPcD (Rua João Gabriel Mendes, 351, Vila Gabriel) e o telefone de contato é o (15) 3224-4636.
Por meio da Lei n.º 11.683, de 23 de março de 2018 – de iniciativa do Poder Executivo -, o CMPcD teve seu caráter alterado de consultivo para deliberativo; sua nomenclatura oficial passou a ser Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; a criação de um Fundo Municipal para gerir recursos específicos ao órgão.
No dia 3 de dezembro de 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou um novo símbolo universal de acessibilidade, representado por um círculo, com figura humana universal com os braços abertos ao centro, que simboliza a inclusão e a harmonia entre os seres humanos em sociedade. Em 2019, a Secid incluiu este símbolo no logotipo do CMPcD, que conta inclusive com uma versão produzida por impressora 3D, voltada a pessoas com deficiência visual.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Civil prende suspeito de agredir gravemente idoso em Tietê

A Polícia Civil de Tietê prendeu um homem de 30 anos na quinta-feira (16), suspeito…

13 horas atrás

Viroses podem trazer problemas durante o verão

O verão costuma ser sinônimo de sol, praia e diversão, mas também é um período…

17 horas atrás

Polícia Civil de Sorocaba prende dois homens em flagrante por roubo e tráfico de drogas

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio do 3º e 6º Distritos Policiais (DPs), realizou,…

19 horas atrás

Linhas do BRT facilitam os deslocamentos durante as férias

Janeiro é um mês marcado pelo clima de férias e, para desfrutar dos principais espaços…

20 horas atrás

Editorial: A bagunça do Pix 17/01/2025

Depois da bagunça protagonizada pelo governo federal em cima de um modelo de transação financeira…

20 horas atrás

BOS anuncia centro cirúrgico de R$ 20 milhões com capacidade para 2 mil procedimentos mensais

O presidente do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), Pascoal Martinez, foi entrevistado no Jornal…

20 horas atrás