A partir da noite de segunda-feira (23), as obras da Avenida Itavuvu acontecerão durante 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, para que o sistema seja entregue à população até março de 2020, conforme previsto em contrato. A medida trará mais celeridade às intervenções feitas naquela região da cidade, que será a primeira a ganhar o sistema de transporte coletivo que oferecerá mais eficiência aos deslocamentos. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob), acompanha as obras por meio de uma empresa certificadora contratada.
Quem passa pela Avenida Itavuvu pode contemplar as estruturas das estações já levantadas nos primeiros trechos da via, com suas faixas de acesso e embarque dos passageiros. O leito que será utilizado pelo BRT, beirando as estações, já recebeu o piso de concreto próprio para o tráfego mais pesado dos ônibus, que garante mais conforto aos passageiros e durabilidade à via.
O Sistema BRT permite maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais rapidez para quem sai da Zona Norte em direção à região central ou outras partes da cidade.
Outra novidade oferecida aos usuários pelo Sistema BRT é o embarque em nível, facilitando o acesso dos passageiros, especialmente àqueles que possuem mobilidade reduzida. Ao todo, serão 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, sistema que oferece ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, também com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.
Andamento das obras
A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, se reuniu na quarta-feira (18) com dirigentes do Consórcio BRT e com o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Pires, para discutir sobre o andamento das obras, sobretudo em relação ao Corredor Itavuvu.
Durante cerca de uma hora, o presidente do BRT, José Henrique De Avila, e a empresária Niege Chaves fizeram uma apresentação com números e imagens de como será a implantação e operação do novo sistema de transporte coletivo, assim como os locais das estações, as plataformas de embarque e desembarque e os veículos. Também participaram da reunião as secretárias de Licitação e Contratos (Selc), Marlene Leite; de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ), Roberta Guimarães, além do chefe do Gabinete do Poder Executivo, José Marcos Gomes Júnior.
Para o presidente do BRT, José Henrique De Avila, o encontro é mais uma oportunidade para apresentação de um projeto que irá revolucionar o transporte de Sorocaba. Henrique explicou a atual fase das obras e salientou que elas serão intensificadas, com homens e máquinas trabalhando 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana. “O objetivo é entregarmos a obra até março de 2020. Por isso, vamos intensificar nossas ações”, disse.
A prefeita Jaqueline Coutinho, que visitou as obras no dia 9 de agosto, destacou a importância dada às questões de segurança de motoristas e pedestres. “Tenho monitorado o andamento da obra e estamos nos esforçando para que ela seja entregue o quanto antes para a população sorocabana e a avenida Itavuvu, que é nosso principal eixo viário com a Zona Norte, esteja completamente liberado ao tráfego.”, disse.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…
O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…
Luciane Bachir, delegada titular da unidade da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para mais uma sessão de filme do projeto Cine-Vagão aqui…
Uma manifestação de funcionários das empresas City e Consor deixou o serviço de transporte complicado…
Em dez anos, fintechs e Pix deram acesso a serviços bancários para 60 milhões de…