Jornalismo

Em 2020, escolas municipais de Sorocaba não usarão mais as apostilas do Sesi

As escolas da municipais de Sorocaba não contarão com o Sistema Didático de Ensino Sesi a partir do ano que vem. A decisão de romper com a instituição foi confirmada nesta quinta-feira (26) pela Prefeitura de Sorocaba.
O sistema foi utilizado pela rede neste ano, fruto de um contrato assinado em dezembro do ano passado ao custo de R$ 9 milhões.
Conforme a Secretaria da Educação (Sedu), o contrato com o Sesi termina em 20 de dezembro deste ano e poderia ser prorrogado ou não. “O contrato será cumprido em sua íntegra, portanto sem ocorrência de multas contratuais”, garante a pasta ao confirmar a não renovação.
Ainda conforme a Sedu, com o rompimento do contrato, o montante que seria usado para pagar o sistema, poderá ser revertido na construção, ampliação e reforma das unidades escolares em 2020.
“O ensino não será afetado, pois os alunos receberão material da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), de acordo com a escolha das próprias unidades escolares, e também a equipe gestora pedagógica da Sedu orientará as escolas sobre o novo planejamento”, afirma. A Sedu ainda lembrou que segue o Currículo Estadual de Ensino, que está de acordo com o Currículo Nacional (BNCC).
A Prefeitura de Sorocaba informou que os contratos da Educação estão sendo revistos de forma que a qualidade dos serviços oferecidos à população não seja afetada.
Histórico
Quando assinado no ano passado, em meio a muitas críticas, a Sedu afirmou que ao adotar o sistema, se concederia alinhamento pedagógico que alcançaria todas as regiões de Sorocaba, “estabelecendo sequências didáticas de qualidade e fortalecendo o sistema de ensino-aprendizagem a 57 mil estudantes da rede municipal”.
Adquirido pelo então prefeito José Crespo e por André Gomes, então secretário de Educação, o contrato foi tratado como algo histórico para a cidade. “Além dos livros, o Sistema Didático de Ensino do Sesi vem com formação continuada, presencial, para todos os diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores, estabelecimento de um processo de monitoramento, acompanhamento e avaliação do processo do ensino-aprendizagem e canal on-line para esclarecer dúvidas dos docentes em tempo real”, afirmou o Executivo à época.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Época mais esperada pelos clientes está chegando: Black Friday da Rede Bom Lugar

A Rede Bom Lugar se prepara para mais um ano de grandes promoções e um…

18 horas atrás

Polícia investiga ataque contra policiais militares em Araçoiaba da Serra

A Polícia Civil está investigando um atentado contra dois policiais militares de Araçoiaba da Serra,…

18 horas atrás

Prorrogadas inscrições do Vestibulinho das Etecs até quinta-feira (28)

O período de inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula…

21 horas atrás

Trem Iluminado da Sorocabana terá viagens extras durante o mês de dezembro

Em razão da grande procura, o Trem Iluminado da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária ganhou…

21 horas atrás

CIESP Sorocaba acompanha atentamente as discussões do Novo Plano Diretor

Erly Domingues, Diretor Titular Ciesp Sorocaba, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (26).…

21 horas atrás

2º Feirão de Ofertas de Iperó

Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, o Sebrae-SP, em parceria com…

22 horas atrás