A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) realizará mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. Desta vez, 12 bairros da região da Vila Haro serão contemplados.
As inscrições gratuitas deverão ser feitas na próxima semana, de 23 a 25 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na sede dos Escoteiros Santana, localizada na rua Pedro José Senger, 1.396, na Vila Haro.
O objetivo da Sema é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.
A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
De acordo com a Sema, o mutirão contemplará os seguintes bairros: Vila Haro, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Gramados de Sorocaba, Jardim Gonçalves, Jardim das Estrelas, Jardim Ipê, Jardim Moncayo, Jardim Piratininga, Parque Três Meninos, Vila Arruda, Vila Mencacci e Vila Santa Tereza.
No dia da inscrição, o morador interessado em castrar seus animais de estimação deve levar à sede dos escoteiros RG, CPF e um comprovante de residência (atual) em seu nome. As vagas são limitadas.
Cuidados para castrar os animais
As cirurgias ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro na sede dos Escoteiros Santana. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de seis horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.
Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.
Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
A regulamentação geral da lei que proíbe o uso de celulares por crianças e adolescentes em…
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…