Jornalismo

Região da Vila Haro terá Mutirão de Castração de cães e gatos

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) realizará mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. Desta vez, 12 bairros da região da Vila Haro serão contemplados.
As inscrições gratuitas deverão ser feitas na próxima semana, de 23 a 25 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na sede dos Escoteiros Santana, localizada na rua Pedro José Senger, 1.396, na Vila Haro.
O objetivo da Sema é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.
A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
De acordo com a Sema, o mutirão contemplará os seguintes bairros: Vila Haro, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Gramados de Sorocaba, Jardim Gonçalves, Jardim das Estrelas, Jardim Ipê, Jardim Moncayo, Jardim Piratininga, Parque Três Meninos, Vila Arruda, Vila Mencacci e Vila Santa Tereza.
No dia da inscrição, o morador interessado em castrar seus animais de estimação deve levar à sede dos escoteiros RG, CPF e um comprovante de residência (atual) em seu nome. As vagas são limitadas.
Cuidados para castrar os animais
As cirurgias ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro na sede dos Escoteiros Santana. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de seis horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.
Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.
Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

5° Batalhão de Polícia Militar Rodoviária completa 16 anos

Uma significativa celebração marcou, nesta quarta-feira (27), os 16 anos de serviços prestados à população…

13 horas atrás

Sesc Sorocaba apresenta destaques do final de semana

Os destaques do final de semana no Sesc Sorocaba começam na sexta às 20h, com…

13 horas atrás

Black Friday tem também imóveis em condições especiais

A Central de Decorados Planeta fica na Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1150, Campolim A…

14 horas atrás

Cine-Vagão apresenta “Mogli: O Menino Lobo” em sessão adaptada para público TEA em Sorocaba

O Cine-Vagão da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária exibe nesta sexta-feira (29), às 14h30,…

15 horas atrás

Momento Jurídico: equilíbrio nas contas públicas é necessário para estabilização da economia

O advogado Alexandre Ogusuku, sócio do escritório Ogusuku e Bley Advogados Associados, participou do quadro…

17 horas atrás

Black Novembro Academia Ápice tem condições imperdíveis

A Black Novembro da Academia Ápice está chegando ao fim! Ao fazer seu plano anual,…

17 horas atrás