Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) nas Casas do Cidadão completaram sete meses de funcionamento nesta semana, levando aos bairros os mesmos serviços prestados pela unidade central.
Segundo levantamento da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), as seis unidades descentralizadas prestaram 16.887 atendimentos entre os meses de março e setembro de 2019.
Mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), o PAT serve como intermediário entre as empresas que oferecem vagas e os trabalhadores na busca por inserção ou reinserção profissional.
Diariamente realizam atendimentos envolvendo cadastro do trabalhador no Sistema Emprega, consulta por vagas e encaminhamento para entrevista de emprego. Os munícipes também podem se inscrever no Programa Time do Emprego e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF).
O secretário da Sedetter, Robson Coivo, ressalta que os PATs instalados nas Casas do Cidadão oferecem o mesmo tipo de atendimento, sendo que anunciam as mesmas vagas de emprego da unidade central, pois operam com o mesmo sistema. “A descentralização do PAT aproxima esse serviço dos trabalhadores, pois nessa condição, as pessoas, muitas vezes não dispõem de recursos para ir de um lado a outro”, explica.
Para a secretária da Secid, Suélei Gonçalves, os primeiros meses dos serviços do PAT confirmam o papel das Casas do Cidadão como o canal mais próximo da Prefeitura com a população. “Com o tempo, mais pessoas estão conhecendo e procuram pelo PAT nas Casas do Cidadão por se tratar de um serviço nos bairros; o que possibilita também um atendimento mais rápido”, acredita.
Os serviços do PAT nas Casas do Cidadão começaram em março, nas unidades Itavuvu (4.667 atendimentos), Ipanema (4.568 atendimentos) e Ipiranga (4.318 atendimentos); abril, no Éden (2.095 atendimentos); maio, em Brigadeiro Tobias; e julho, na Nogueira Padilha (610 atendimentos).
O horário de atendimento ao público em todas as unidades é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16. Para realizar o cadastro no Sistema é necessário que o candidato apresente a carteira de trabalho, CPF, RG e número do PIS.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…