Um dos nomes mais conhecidos e respeitados do blues em toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o guitarrista Marcos Boi comandará sexta-feira (1º), às 20h, no Sesi Sorocaba, um show especial ao lado de oito músicos convidados.
Com clima de jam session, a noite vai reverenciar o blues em um encontro de gerações, com repertório que mescla clássicos com músicas autorais cantadas em português. O show ocorre no espaço de convivência, ao lado da cantina e a entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.
Marcos Boi receberá no palco os convidados Luiz Rato (percussão) Giorgio Romano (gaita), Márcio Rocha (guitarra e voz), Leo Mahuad (violão e voz), Gil Soldan (guitarra e voz), Jamil (guitarra e voz), Marinete Marcato (voz) e Márcia Mah (voz). “Tem novos e velhos parceiros. Procurei escalar amigos que têm representatividade [na cena blues], mas de diferentes gerações”, comenta Boi.
Segundo o guitarrista, como toda boa jam session, o show não é precedido de ensaios e será único, regado a improvisos, com a seguinte dinâmica: “eu subo ao palco e toco alguma coisa sozinho, daí vou chamando os convidados [um a um] e eles vão ficando ”, comenta. Durante o show, haverá intervenções dos artistas visuais Adriano Gianolla e Francisco Chanes.
Especialista na linguagem musical do blues — gênero que pesquisa há aproximadamente 25 anos –, Marcos Boi indica que todo o repertório do show de amanhã vai girar em torno da obra do lendário Robert Johnson, um dos mais influentes nomes do blues do Delta do Mississipi.
“Se não for coisas dele, serão coisas que têm influência direta dele”, comenta, indicando, como exemplo o guitarrista norte-americano Howlin’ Wolf, que influenciaria a banda britânica The Rolling Stones.
A imortalidade do blues, que deu origem ao rock e continua influenciando a música mundial, poderá ser atestada no intervalo geracional de dois convidados que subirão ao palco do Sesi: Gil Soldan é fundador da Villa Blues, banda pioneira ao trazer o blues para Sorocaba com 30 anos de carreira, enquanto Leo Mahuad, jovem talento de 24 anos, que foi um dos quatro finalistas da competição musical “The four Brasil” da rede Record, realizada neste ano.
Marcos Boi fez parte da Villa Blues antes de fundar a sua própria banda, a Mad Dog Blues, que tem na bagagem o disco “Cachorrada”, que reúne composições autorais e releituras de canções de B.B. King, Buddy Guy, Billie Holiday, entre outros. O Sesi fica na rua Duque de Caxias, 494, Mangal.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o…
Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…
Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…