Desta terça-feira (5) até quinta-feira (7), 300 pessoas com algum tipo de deficiência participam da 1ª Paralimpíada de Sorocaba nos Centros Esportivos da Vila Gabriel e do Jardim Simus e na clínica e escola Integrar.
A cerimônia de abertura da competição foi realizada nesta segunda-feira (4) no pátio do Palácio dos Tropeiros e contou com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho, do titular da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), Simei Lamarca; além de secretários municipais, vereadores e patrocinadores do evento.
O evento esportivo objetiva dar maior visibilidade, integração e socialização das Pessoas com Deficiência (PcD). Os paratletas disputarão provas de atletismo, futsal (exibição), tênis de mesa, damas, queimada e arremesso ao cesto.
A Semes começou a planejar ações direcionadas ao público com deficiência física, motora ou intelectual há cerca de dois anos. O trabalho tem sido realizado por meio de atividades nos centros esportivos e em espaços públicos que permitam maior acessibilidade.
“O Esporte modifica vidas, por isso vamos incentivar cada dia mais para que essas pessoas comecem a praticar uma atividade, disse o secretário Simei Lamarca. “Começar a semana com um evento tão importante como esse é ter a certeza que teremos dias maravilhosos. Esta será a primeira de muitas paralimpíadas”, prometeu a prefeita Jaqueline Coutinho.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…