Jornalismo

Diretor do Saae afirma que 100% da cidade será afetada pelo rodízio de água

O diretor geral do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Mauri Pongitor, falou hoje (5) no Jornal da Cruzeiro sobre o rodízio no abastecimento de água que começa nesta quarta-feira (6) em Sorocaba com duração de 13 horas por dia, das 17h até as 6h.
Ele garantiu que 100% da cidade será afetada pela interrupção de 13 horas no abastecimento por dia que depois vai se repetir para cada bairro a cada 4 dias. Os bairros da Zona Sul, como o Campolim, também serão afetados. Nos últimos dias com a falta de água na cidade, muitos ouvintes criticavam que o bairro nobre não estava incluído nos alertas emitidos pela autarquia.
O diretor explicou que o calendário do rodízio leva em conta a posição geográfica dos bairros em relação aos Centros de Distribuição de água. A medida vai abranger pelo menos 150 bairros diariamente. A programação será divulgada toda segunda-feira.
Nesta quarta-feira, por exemplo, o sistema começa pelos bairros atendidos pelos Centros de Distribuição da Vila Haro e Parada do Alto, Central Parque, Vila Barão, Terra Vermelha e Novo Éden.
Mauri Pongitor afirmou que o rodízio é a forma mais justa a ser adotada diante da queda do níveis dos reservatórios para que todos os sorocabanos possam ter o mínimo necessário de água para consumo.
O Saae há mais de 30 dias já havia percebido a queda drástica da capacidade das represas, em especial a Ipaneminha, Ferraz e Castelinho, estes últimos operando com apenas 8% de sua capacidade de reservação.

O diretor geral do Saae explicou todos os detalhes sobre o rodízio de água que começa nesta quarta-feira (6) em Sorocaba


No caso da represa de Itupararanga, administrada pela Votorantim Energia, e de onde vem mais de 80% da água que abastece Sorocaba, a situação ainda é relativamente confortável. O volume de água ali é de pouco mais de 55% da capacidade daquele reservatório.
O diretor da autarquia explicou que com a entrada em operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Vitória Régia no primeiro semestre de 2020 a situação de Sorocaba em cenários de estiagem pode ficar menos crítica.
A nova ETA vai captar água do Rio Sorocaba e abastecer toda a Zona Norte de Sorocaba, garantindo de 30% a 35% o abastecimento da cidade, e vai ajudar a represa de Ipaneminha que hoje ajuda o abastecimento gerado pela ETA do Cerrado.
O novo sistema será interligado com as demais Estações de Tratamento de Água do município e poderá socorrer as demais ETAs em situações de vazamento e falta de chuvas.
O entrevistado ainda falou do programa de Caixa d’água social do Saae para garantir um pouco mais de conforto para quem não tem reservatório em casa e reforçou o apelo para que os sorocabanos evitem o desperdício e reaproveitem a água o quanto puderem, até que volte os níveis das represas sejam normalizados.
Ouça a entrevista!
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Em oito dias, Polícia Civil realiza 13 detenções na região de Sorocaba

Entre os dias 20 e 27 de dezembro, a Polícia Civil, por meio das unidades…

19 horas atrás

MP interdita ponte na ligação entre Ibiúna e Mairinque

Atendendo a uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Guarda Civil…

19 horas atrás

Sorocaba atinge a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Sorocaba subiu, nesta sexta-feira (27), de categoria no Programa de Regionalização do Turismo, e agora…

23 horas atrás

Bombeiros suspendem buscas na ponte entre TO e MA por risco de novo desabamento

Os trabalhos de busca dos mergulhadores por desaparecidos na queda da ponte Juscelino Kubitschek de…

23 horas atrás

Revisão do gasto tributário feito pelo Governo de SP tem impacto de R$ 10 bilhões

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, realizou neste ano…

23 horas atrás

Câmara dos Deputados responde a Dino sobre pagamento de emendas de comissão

A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro…

24 horas atrás