Jornalismo

PTS recebe evento sobre sensoriamento remoto do Hemisfério Sul

A partir deste domingo (10), o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) será a sede do maior fórum sobre sensoriamento remoto do Hemisfério Sul: o Serfa 2019. O simpósio, que chega à nona edição, será organizado pelo Instituto de Estudos Avançados até o dia 14. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.serfa.com.br/ ou pelo e-mail serfa2019.ieav@gmail.com.
Representantes do governo, indústria, instituições de ensino, investidores e sociedade em geral são esperados para o evento, cujo tema será: “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”. “Vamos discutir a revolução global, que está sendo chamada de New Space”, afirma o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas. Por isso, grandes preletores internacionais estão confirmados no evento.
Ferramenta que influencia a cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e rural, o sensoriamento remoto é um conjunto de atividades que permite a obtenção de informações da superfície da Terra.
O coordenador geral do Serfa 2019, tenente-coronel aviador Rafael Lemos Paes, explicou que o simpósio tem como um dos propósitos mostrar que o sensoriamento remoto movimenta muitos recursos financeiros. “O Brasil é um dos maiores compradores de imagens orbitais do mundo, seja de satélite óptico ou satélite de radar”, comenta. “Este evento apresenta desafios, soluções e caminhos para a integração de todas as tecnologias envolvidas no sensoriamento remoto”, complementa. “Isso gera conhecimento, inovação, emprego e renda.”
Ele, que é doutor em sensoriamento remoto, disse ainda que o 9º Serfa tem caráter complementar a outros simpósios semelhantes realizados no Brasil e na América do Sul. Daí a importância da participação de estudantes, professores, coordenadores de área, empresários, empreendedores, representantes governamentais, quem cuida de agronegócio, plantação, vigilância, planejamento de tráfego, planejamento urbano, monitoramento ambiental, entre outros.
Conforme o tenente-coronel Paes, os dados orbitais podem ser empregados no ensino da geografia, história, tecnologia da informação, computação, matemática e outras. “Abrange muitas áreas de atuação e diversos perfis de profissionais.”
Pela primeira vez, o Serfa será realizado fora de São José dos Campos, interior de São Paulo. Sorocaba foi escolhida como sede desta edição graças ao empenho do Parque Tecnológico, revela o coordenador do simpósio. “Há o desejo do PTS de transformar a nossa região em um novo polo da área aeroespacial”, destaca Roberto Freitas.
Por isso, a realização do fórum será o primeiro passo na multiplicação do conhecimento sobre sensoriamento remoto. “Sorocaba já possui indústrias, universidades e um dinamismo muito interessante que pode e deve ser aproveitado para alavancar a prestação de serviços nesta área aeroespacial”, completa tenente-coronel Paes. “Quem ganham com isso é o Brasil.”
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Julgamento virtual tem de ser evitado para que não haja consequências emocionais

Uma simples foto, um vídeo ou uma frase tirada do contexto podem desencadear uma avalanche…

2 horas atrás

Advogado esclarece sobre condições para a troca de presentes

A troca de produtos após o Natal, demanda muito comum por conta dos presentes nem…

14 horas atrás

Editorial: Uma vida vale muito 27/12/2024

Um homem suspeito de ser um "serial killer" de cães e gatos foi preso em…

15 horas atrás

Flávio Amary: revisão do Plano Diretor é necessário para o crescimento organizado da cidade

O empresário Flávio Amary, que também foi Secretário da Habitação do Estado de São Paulo,…

16 horas atrás

PROGRAME-SE 27/12/2024

No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para atividade na biblioteca municipal de Sorocaba; tem masterclass de…

17 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 27/12/2024

O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz um panorama das questões…

18 horas atrás