Os vencedores do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2019 serão conhecidos nesta quinta-feira (7), às 15h, em cerimônia que será realizada pela Secretaria de Cultura (Secult) na Pinacoteca de Sorocaba.
Na ocasião, também serão divulgados os vencedores do Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais. Ambas as cerimônias são abertas a toda a população.
De acordo com a Secult, 16 escritores se inscreveram na premiação literária deste ano. A edição marca o retorno do prêmio, já que em 2018 a Secult cancelou a iniciativa, sob a alegação de que promoveria a reformulação e retorno em 2019, “com um novo formato e abrangendo um número maior de artistas”.
No entanto, essas mudanças não ocorreram, já que o edital e regulamento deste ano mantém os mesmos termos da premiação de 2017. Por meio de nota, a Secult disse que a ideia era “ampliar e modernizar a lei, incentivando não apenas os escritores que já possuem livro publicado, mas também quem ainda não tem sua obra publicada ou ainda quem escreve para mídias digitais, por exemplo”.
Instituído pela lei municipal 11.182, de 24 de setembro de 2015, o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura visa valorizar e divulgar a produção literária local e, ainda, promover o incentivo à leitura e o contato da população com autores sorocabanos. Os cinco melhores trabalhos receberão um prêmio de R$ 5 mil cada.
A premiação é dividida nas seguintes categorias: ficção (romance, novelas contos, crônicas; biografia) e não-ficção, infantil, juvenil, artes e fotografia e poesia. Os livros serão selecionados por uma comissão julgadora composta por três avaliadores peritos, com formação e experiência na área.
Os artistas premiados pela Prefeitura deverão apresentar proposta de contrapartida com objetivo de formação do público leitor e escritor, como oficinas, palestras e recitais, entre outras atividades.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul e Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…