Jornalismo

Blitz na antiga área da Satúrnia apreende veículo e ferramentas

Em uma blitz realizada na tarde desta terça-feira (12), por volta de 13h30, a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu um veículo Picape Corsa e ferramentas utilizadas no garimpo ilegal na área da Satúrnia, antiga fábrica de baterias automotivas, localizada no bairro Iporanga, que está contaminada por chumbo e outros metais.
De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), um veículo de trânsito da GCM estava passando pelo local quando viu a movimentação e acionou a Patrulha Ambiental. O veículo estava transportando resíduos da área. No local, também foram apreendidas algumas ferramentas, como pá, picareta, turquesa, facão e faca.
As blitzes fiscalizatórias ocorrem diariamente desde setembro deste ano, por determinação da prefeita Jaqueline Coutinho, para impedir o garimpo na área e evitar que essas pessoas se contaminem com o material depositado. A média é de duas a quatro blitzes diárias. O material recolhido, sem nenhum equipamento de segurança, é utilizado para comercialização de cobre e da “escória”.
Paralelamente, a prefeita criou o Comitê de estudos referentes à área da antiga empresa Satúrnia – Sistemas de Energia, no dia 22 de outubro deste ano, através do decreto municipal nº 25.241, que é formado por representantes do Ministério Público, Cetesb, Câmara Municipal, Prefeitura de Sorocaba, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.
Presidido pelo secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota, o comitê é um órgão colegiado de caráter propositivo e deliberativo com premissas a conduzir as questões relacionadas à elaboração de estudos, definição de diretrizes e formulação dos instrumentos técnicos, jurídicos e econômicos necessários para mitigar, atenuar e reparar os danos e impactos ocasionados pelo encerramento das atividades e contaminação da área onde funcionou a empresa Satúrnia.
A Secretaria do Meio Ambiente vem acompanhando há meses o caso com bastante atenção, assim como todo o trabalho realizado pela Câmara Municipal para apurar as denúncias de crime ambiental; pela Cetesb, que é o órgão licenciador e tem responsabilidade sobre o fato; e também na esfera judicial, com a participação do Ministério Público.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Governo revoga medidas do Pix depois de repercussão negativa e fake news

O governo Lula (PT) revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da…

55 minutos atrás

Zoo de Sorocaba tem programação especial de férias neste sábado (18)

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” podem participar, neste sábado (18), de…

5 horas atrás

Parque Tecnológico receberá R$ 1,3 milhão para modernizar laboratório e ampliar aceleradora de startups

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) será beneficiado com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, provenientes…

6 horas atrás

PROGRAME-SE 15/01/2025

No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para shows de samba, de graça, no Parque dos Espanhois;…

9 horas atrás

Governo estadual promove inédita revisão de gastos fiscais e tributários e tem resultados positivos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento…

9 horas atrás

Engavetamento na Castelinho e problemas na Raposo Tavares causam congestionamento nesta 4ª feira

Um engavetamento  com  vários veículos interditou as duas faixas da rodovia José Ermírio de Moraes…

9 horas atrás