Prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), assim como empresas, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas e de ensino da região podem contribuir com sugestões para a Carta Aberta da RMS para o enfrentamento à Mudança Climática. O documento está disponível para consulta pública no site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br até o dia 1º de dezembro. Neste período as pessoas poderão enviar suas contribuições para o e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.
A carta foi lançada no 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas, realizado no dia 13 de novembro pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) e a Universidade de Sorocaba (Uniso). O evento ocorreu na Uniso e contou com a participação de 234 pessoas de 22 municípios, que puderam debater sobre os principais desafios na redução das emissões de gases de efeito estufa.
A RMS é composta por 27 municípios, com uma população de quase dois milhões de habitantes. É a maior produtora de alimentos e a segunda em indústrias entre as regiões metropolitanas, gerando cerca de 4,25% do PIB do Estado. Seu crescimento econômico e demográfico vem se destacando o que, consequentemente, tem gerado grande pressão sobre seus recursos naturais e a qualidade de vida. A região possui importantes remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, tornando a detentora de uma biodiversidade única, bem como, importantes recursos hídricos, como as bacias do Sorocaba e Médio Tietê, do Alto Paranapanema e do Ribeira.
A carta traz inicialmente 26 compromissos de políticas públicas pelo clima às empresas, aos governos locais, às organizações da sociedade civil e às instituições acadêmicas e de ensino da região, já que a mudança do clima é um desafio global a ser enfrentado por todos com dimensões locais, subnacionais, nacionais, regionais e internacionais, em benefício das gerações presentes e futuras, para a redução dos impactos econômicos e sociais decorrentes das alterações no sistema climático do planeta.
A ideia é que as cidades da RMS se unam e articulem ações para alcançar as metas rumo à economia de baixo carbono. Entre as sugestões aos governos locais, por exemplo, está a de garantir a transparência em relação às tomadas de decisão sobre investimentos, incentivos e políticas públicas direta e indiretamente relacionados à agenda de clima. Já para as empresas está o compromisso de redução de emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com a Sema, após o período de consulta pública, a carta será revisada com as contribuições recebidas para posterior adesão de empresas, governos locais, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas e de ensino dos 27 municípios da região.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
O ex-jogador Robinho continuará preso e vai precisar terminar de cumprir a pena por estuprar uma mulher…
O Ministério da Saúde anunciou um acordo para antecipar a entrega de uma remessa de…
O vereador Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara Municipal, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta quarta-feira (27), o julgamento de três ações que…
A Rede Bom Lugar se prepara para mais um ano de grandes promoções e um…
A Polícia Civil está investigando um atentado contra dois policiais militares de Araçoiaba da Serra,…