O sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como Zona Azul, retorna à operação em Votorantim a partir desta segunda-feira (18) depois de ficar suspensa por mais de um mês.
A Prefeitura da cidade publicou na quinta-feira (14) um novo decreto para regulamentar a lei municipal nº 2.533, de 2017 e promove a readequação das vias, enxugando cerca de 25% das vagas anteriormente demarcadas.
Em entrevista ao Jornal da Cruzeiro, na quinta, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino, explicou que a readequação eliminou 590 vias, entre ruas e avenidas da cidade, em relação ao sistema que entrou em operação no último dia 6 de setembro.
Houve muita reclamação de moradores e comerciantes sobre a implantação de vagas longe da área central.
Na Câmara de Votorantim um decreto legislativo suspendeu a Zona Azul no início de novembro. Após ser apresentado pelo vereador Zelão (PT), o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara e agora depende apenas da publicação no Diário Oficial para que entre em vigor.
De acordo com o novo decreto que foi publicado pela Prefeitura de Votorantim, a cobrança pelo estacionamento incidirá em duas áreas, contempladas pelo atual Plano Diretor do município, denominadas Zona de Comércio Principal (ZCP) e nos principais Corredores de Comércios e Serviços (CCS).
Pelo decreto anterior, foram demarcadas 2.360 vagas, das quais 1.654 eram para veículos de passeio e comerciais leves e 253 para motocicletas e motonetas, com reservas de 5% para idosos e 2% para as pessoas com deficiência.
Com a nova regra, a Zona Azul vai compreender 1.770 vagas no total, das quais 1.448 serão para veículos de passeio e 177 pata motocicletas e motonetas. A reserva de 5% também é respeitada para idosos e de 2% para pessoas com deficiência.
Assim como no início, o sistema será operacionalizado pelo consórcio vencedor da licitação para o estacionamento rotativo, o V-Park. A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2,00, para veículos de passeio e comerciais leves até 4.000 kg ou até 2 eixos. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1,00 a hora.
O condutor tem a opção de realizar o cadastro e compra do cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que vão transitar o tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estarão devidamente identificadas.
Com informações da Secom Votorantim
Edição – Alessandra Santos
A Polícia Civil de Tietê prendeu um homem de 30 anos na quinta-feira (16), suspeito…
O verão costuma ser sinônimo de sol, praia e diversão, mas também é um período…
A Polícia Civil de Sorocaba, por meio do 3º e 6º Distritos Policiais (DPs), realizou,…
Janeiro é um mês marcado pelo clima de férias e, para desfrutar dos principais espaços…
Depois da bagunça protagonizada pelo governo federal em cima de um modelo de transação financeira…
O presidente do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), Pascoal Martinez, foi entrevistado no Jornal…