O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba decidiu no sábado (16) continuar com o sistema de rodízio entre os bairros para o fornecimento de água e a mudança é que a partir desta segunda-feira (18) o período de interrupção do fornecimento será diminuído de 13 para 10 horas, passando a ocorrer no intervalo das 17h de um dia e às 3h da madrugada seguinte.
O diretor-geral do Saae, Mauri Pongitor, disse que houve uma ” melhora nos níveis dos nossos mananciais com as últimas chuvas e também como consequência do rodízio e da colaboração da população com o uso racional da água, mas ainda não atingimos um índice mínimo que nos dê segurança para interromper o sistema. A manutenção do rodízio é uma decisão responsável, diante do quadro que se apresenta, pois do contrário podemos provocar uma situação de desabastecimento generalizado”.
Ainda de acordo com o diretor-geral do Saae, um dos fatores que mais pesaram para a decisão da continuidade do rodízio foram as previsões de poucas chuvas para a cidade.
De acordo com os pluviômetros da autarquia, houve os seguintes números nos últimos dias no que diz respeito a chuvas: quinta-feira (14) – 9mm na região da Estação de Tratamento de Água do Cerrado e 18mm no sistema represas do Ferraz/Castelinho; sexta-feira (15) – 0 mm na ETA/Cerrado e 35,6mm no Éden. Represas se recuperam gradativamente Quanto aos níveis dos mananciais nos quais o Saae capta água bruta para tratamento, o comportamento é de recuperação gradativa. A represa de Ipaneminha, que pertence ao sistema da ETA/Cerrado, começou com 2% no início do rodízio, atingiu 23% e atualmente se encontra em 70% da sua capacidade total. Por sua vez, o sistema Ferraz/Castelinho, que abastece a ETA do Éden, começou com 8%, chegou a 15% e neste sábado está em 25%.
População tem colaborado
Fator que tem contribuído para a recuperação do sistema de abastecimento de Sorocaba, o uso consciente da água desde a implantação do sistema de rodízio também tem sido mostrado pelos números.
Segundo Mauri Pongitor, na primeira semana de implantação do sistema, no ciclo de quatro dias entre a interrupção do abastecimento e a sua retomada, a economia foi de 10%, – considerando-se como parâmetro um dia de alto consumo e uma média ponderada entre os sistemas Ferraz/Castelinho/ETA do Éden e Itupararanga/Ipaneminha/ETA Cerrado.
Já no segundo ciclo, a economia foi de 7,5%. “Mesmo com as últimas chuvas e a recuperação gradativa dos mananciais, ponderamos que a suspensão do rodízio neste momento seria uma decisão precipitada, diante das previsões de chuvas e de temperaturas que temos para a próxima semana. Basicamente por esses fatores é que definimos por uma atitude de cautela e responsabilidade, mantendo o sistema até o final da próxima semana, quando uma nova avaliação será realizada”, finaliza Mauri.
Programação
Veja os bairros que terão o rodízio de água a partir das 17h desta segunda-feira (18) até às 3h desta terça-feira (19):
Zona Leste – Jd. Prestes de Barros, Vila Santa Tereza, Jd. Gutierres, Jd. Rosalia Alcolea, Parque Três Meninos, Vila Santa Tereza, Vila Senger, Vila Arruda, Vila Rodrigues, Vila Mencacci, Vila Haro, Jd. Piratininga, Vila Raszl, Jd. Cruzeiro do Sul, São Domingos, Vila Hortência, Parada do Alto, Vila Assis, Barcelona, Pinheiros, Vila Matielo e Vila Franco.
Zona Oeste – Piazza Di Roma, Chácaras Reunidas São Jorge, Jd. Bertanha, Nova Manchester, Santa Izabel, Novo Mundo, Jd. Tatiana, Vila dos Ingleses, Ipanema do Meio, Ipanema das Pedras, Jd. Tulipas, Central Parque, Jd. São Marcos, Jd. Arco Íris, Jd. Itanguá, Parque Ouro Fino, Parque Esmeralda, Verde Vale, Jd. Simus 2, Ipanema do Meio, Pizza Diroma, Parque dos Eucaliptos, Vila dos Ingleses, Parque Manchester, Mont Blanc, Di Parma, Vila do Bosque, Jd. Americano, Jd. Vera Cruz, Vila Espirito Santo, Jd. Guarujá, Jd. São Paulo, Guadalajara, Jd. Paulistano, Jd. Simus 1, Jd. Magnólia, Jd Vergueiro, Vila Florinda, Vila Independência, Vila Jardini, Vila Leão, Cidade Jardim, Jd. Embaixador, Jd. Europa, Jd. Faculdade, Jd. América, Jd. dos Estados, Jd. Refúgio, Vila Augusta, Vila Lucy, Santa Isabel, Vila Rica, Vila São Caetano, Deolinda Guerra e Jd. Capitão.
Zona Norte – Jd. Nogueira, Jd. Camila, Vila Santa Clara, Jd. Aeroporto, Altos do Trujilo, Vila Carol, Jd. Imperial, Vila Angélica, Vila da Fonte, Vila Tortelli, Jd. Nair, Jd. Paraná, Vila Acácia Marina, Vila Fiori, Vila Gomes, Vila São Bernardo, Jardim Siriema, Vila Esperança, Vila Netinho, Vila Carvalho, Vila Nova Esperança, Vila Almeida, Jd. Brasilândia, Nova Sorocaba, Jd. Zulmira, Humberto de Campos, Vila Sônia, Vila Carvalho, Nova Esperança, Jd. Baronesa, Conjunto São Joaquim, Jd. Juliana, Jd. Leandro Dromani, Jd. Maria Elvira, Jd. Marnilda, Vila Guimarães, Vila Elza, Vila Eros, Vila Fleury, Vila Josefina, Vila Leopoldina, Vila Louzada, Jd Ana Maria, Jd. Ferreira, Jd. Germiniane, Hungarês, Jd. Alvorada, Jd. Celeste, Vila Nicanor Marques, Vila Olímpia e Vila São João.
Zona Industrial – Aparecidinha, Jd. Ouro Branco, Josane, Topázio, Villa Amato e Morada das Flores
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
A Polícia Civil de Tietê prendeu um homem de 30 anos na quinta-feira (16), suspeito…
O verão costuma ser sinônimo de sol, praia e diversão, mas também é um período…
A Polícia Civil de Sorocaba, por meio do 3º e 6º Distritos Policiais (DPs), realizou,…
Janeiro é um mês marcado pelo clima de férias e, para desfrutar dos principais espaços…
Depois da bagunça protagonizada pelo governo federal em cima de um modelo de transação financeira…
O presidente do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), Pascoal Martinez, foi entrevistado no Jornal…