A partir das 9h desta sexta-feira (6), o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) recebe representantes das prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba, deputados, autoridades e o secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flávio Amary, para um evento que vai tratar das cidades inteligentes.
O presidente do PTS, Roberto Freitas, explica que a iniciativa é da AEAS (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba), em parceria com o Parque Tecnológico que, por meio de palestras, vai colocar em discussão temas como: economia, empreendedorismo, governança e inovação, entre outros.
Chamado de “Fórum Cidades Inteligentes – Tendências”, o evento terá a participação de diversos especialistas. Entre eles: Davi Paunovic (Sebrae); Sofia Harbs (Innohub); Rubens Romano (AEAS Jovem); Iara Negreiros (Comissão de Estudos de Cidades e Comunidades Sustentáveis – ABNT); Daniela Brito (prefeita de Monteiro Lobato), Sandra Lanças (AEAS) e Marcos Weiss (MR/W Brasil).
A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, e os deputados federais Jefferson Campos e Vitor Lippi são esperados no fórum, que pretende formalizar a criação do Comitê de Cidades Inteligentes, liderado pela AEAS. “O objetivo é promover e integrar ações relacionadas ao tema Smart Cities que possam ser implantadas na Região Metropolitana de Sorocaba”, conta Roberto Freitas.
NA QUINTA-FEIRA
O “Fórum Cidades Inteligentes – Tendências” começa já nesta quinta-feira (5), na Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba). Durante todo o dia, os temas das palestras variam de tecnologia a meio ambiente. Entre os especialistas presentes estão: Regiane Romano (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações); Júlio Ribeiro (HubSE Tecnologia); Maurício Motta (Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba); Hewerton Bartoli (R3CICLo Gestão de Resíduos); Carlos Silvestre (Salmeron Ambiental); Marney Antunes (EDP), Renato Gianolla (especialista da área de mobilidade) e Eduardo Honorato (Munio Security).
O organizador do evento, o engenheiro Luiz Costa, diz que a finalidade é demonstrar a importância das engenharias para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, do atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas), bem como fomentar discussões pertinentes e formar replicadores. “Queremos disseminar os conceitos de cidades inteligentes na comunidade acadêmica, nas AEAS Jovens e entre os profissionais das áreas afins”, acrescenta.
SERVIÇO
“Fórum Cidades Inteligentes – Tendências”
Quando: Nesta sexta-feira, 6 de dezembro
Horário: Das 9h às 17h
Onde: Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília
Informações: www.aeas.org.br/eventos<http:/
O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o…
Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…
Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…