Uma confusão generalizada tomou conta na noite desta quarta-feira (4) no plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, o principal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), durante sessão extraordinária na qual os deputados debatiam o projeto do governo de São Paulo da reforma da previdência dos servidores paulistas.
Ao usar a tribuna para fazer sua manifestação, o deputado estadual Arthur do Val, conhecido no YouTube como Mamãe Falei, e sem partido, chamou líderes sindicais, que protestavam nas galerias da Casa ao lado de professores, de “vagabundos”, provocando a indignação de deputados da oposição.
Os deputados do PT Luiz Fernando e Teonilio Barba foram os primeiros a partir para cima do deputado Arthur do Val, provocando a confusão generalizada. Mamãe Falei chama os parlamentares para a briga, ironizando que os deputados tenham ficado “ofendidinho”. Em determinado momento, o deputado fez gestos obscenos para o público que estava na galeria e esquentou mais o clima na Casa.
A sessão extraordinária estava sendo conduzida pelo presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), que pediu a presença de policiais militares para protegerem o deputado Arthur do Val e suspendeu a sessão.
A deputada estadual pela região de Sorocaba, Maria Lúcia Amary (PSDB), presidente do Conselho de Ética da Casa, gravou um vídeo de 30 segundos ao final da confusão, lamentando o episódio: “Lamentável a cena que acabamos de assistir, essa agressão de deputados contra um deputado que se manifestava no Plenário mostrou uma atitude antidemocrática”.
Depois de acalmados os ânimos, o deputado Teonilio Barba foi à tribuna e disse que vai pedir à Casa a cassação do mandato do deputado Mamãe Falei. Esse requerimento deverá chegar às mãos da deputada Maria Lúcia Amary.
O deputado Arthur do Val, um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), tem uma postura crítica contra o sistema e parlamentares e acabou sendo expulso do Democratas no mês passado por conta dessa atitude. Na ocasião, o parlamentar afirmou que não esperava que fosse expulso por essa razão.
Veja o vídeo:
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…