Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a Manobra de Heimlich, o vereador Dr. Hélio Brasileiro fará uma audiência pública na Câmara de Sorocaba na noite desta quinta-feira (5). A sessão está marcada para as 19h.
De acordo com o vereador, que é médico de formação, um caso de engasgamento de uma criança de apenas seis meses, amplamente divulgado pela mídia sorocabana, reacendeu a necessidade de trazer o assunto para debate. “Graças ao pronto atendimento dos guardas civis municipais, que atenderam a um chamado de emergência e conseguiram transmitir as orientações sobre a Manobra de Heimlich, a família do bebê engasgado conseguiu salvá-lo a tempo”, conta Dr. Hélio. “Transmitir instruções sobre este procedimento, como faremos na audiência, é uma obrigação”, destaca.
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, geralmente provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que obstrua as vias respiratórias.
A audiência pública também contará com a participação de autoridades policiais, trazendo relatos de ocorrências, e da Escola de Bombeiros do Brasil, que fará a explicação prática da Manobra de Heimlich.
Lei nº 11.956/19
Defensor da causa, o vereador Dr. Hélio Brasileiro é coautor da Lei nº 11.956/19, ao lado do vereador Renan dos Santos, que obriga que hospitais e maternidades ofereçam orientação de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de recém-nascidos. A norma está em vigor desde 23 de abril de 2019.
Ouça o que diz o vereador a respeito da audiência pública!
Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, o Sebrae-SP, em parceria com…
O aplicativo SP Mulher Segura, plataforma que facilita o acesso de vítimas de violência doméstica…
Todos os dias, 26 roubos de cargas acontecem nas estradas do Brasil. Além dos perigos…
O Procon de São Paulo já recebeu 1.115 reclamações relacionadas às compras de Black Friday.…
O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou nesta segunda-feira (25) sobre o indiciamento pela Polícia Federal pela suposta…
A tensão entre os produtores de carne brasileiros e o Carrefour, gigante varejista francês, atingiu…