Por 10 votos a 6, os vereadores da Câmara de Sorocaba rejeitaram na sessão ordinária desta quinta-feira (5), em primeira discussão, o Projeto de Resolução que tentava reduzir o número de homenagens que podem ser feitas pelos parlamentares a cidadãos ilustres por ano.
Esta foi a terceira vez que a proposta passou pelo plenário, novamente sendo rejeitada por uma maioria de parlamentares que afirma que a medida cerceia liberdades individuais dos vereadores.
Autor da proposta, o vereador Péricles Régis (MDB) propunha que cada vereador pudesse ter direito a entregar apenas três títulos por ano: um para cidadão sorocabano (reservado às pessoas que fizeram alguma contribuição à cidade e não sejam nascidas em Sorocaba), um para cidadão benemérito (reservado aos cidadãos sorocabanos ou portadores do título de “cidadão sorocabano” envolvidos em iniciativas que colaborem pelo progresso socioeconômico da cidade) e um para cidadão emérito (reservado a nascidos ou não em Sorocaba que tenham algum feito que lhes rendeu notoriedade municipal, nacional ou internacional). Atualmente cada parlamentar tem direito a entregar até oito títulos ao ano.
Os vereadores que rejeitaram o projeto alegaram que ele restringe a liberdade individual dos parlamentares.
Outros, afirmaram que três homenagens ao ano não seriam suficientes para reconhecer e homenagear os cidadãos de destaque. “Para mim, trata-se exatamente o contrário.
Saiba os detalhes com o repórter André Fazano!
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…