A Comissão Especial da Câmara Municipal de Sorocaba que apura as denúncias de crime ambiental no terreno da antiga fábrica de baterias Saturnia, na Zona Industrial, deverá entregar seu relatório final nesta semana.
A informação é do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que preside a comissão, formada, também, pela vereadora Iara Bernardi (PT) e pelo vereador Hudson Pessini (MDB).
Conforme adianta João Donizeti, o relatório traz um histórico detalhado dos diversos estudos ambientais realizados na área ocupada pela empresa Saturnia (anteriormente Microlite), entre janeiro de 1995 até maio de 2011. “Já naquele primeiro estudo ambiental de 1995, realizado pela Cetesb para avaliar a contaminação por chumbo no solo, vegetação, águas superficiais e nos sedimentos dos córregos, foi constatado que havia contaminação por metais pesados na área”, afirma.
Segundo João Donizeti, com base nesse histórico de avaliações ambientais e nas condições atuais da área, a Comissão Especial irá fazer recomendações aos órgãos públicos responsáveis, no sentido de buscar medidas mitigadoras para esse passivo ambiental.
O relatório, elaborado com a assessoria de uma empresa especializada contratada pela Câmara, também mapeia os nomes dos diversos controladores da empresa ao longo de sua existência, com o objetivo de apurar responsabilidades e cobrar ações para minimizar os danos causados.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
O governo Lula (PT) revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da…
Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” podem participar, neste sábado (18), de…
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) será beneficiado com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, provenientes…
No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para shows de samba, de graça, no Parque dos Espanhois;…
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento…
Um engavetamento com vários veículos interditou as duas faixas da rodovia José Ermírio de Moraes…