A Prefeitura de Votorantim vai reduzir mais 500 vagas do sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como zona azul. A medida consta de um novo decreto do Executivo que deve ser publicado na edição desta sexta-feira (13) do Jornal do Município, regulamentando a lei municipal nº 2.533, de 2017.
Outras 590 vagas da zona azul já haviam sido extintas por meio do decreto, publicado no dia 14 de novembro. Com isso, o sistema passa a incidir sobre 1.270 vagas. São 1.190 vagas a menos das 2.360 que haviam sido demarcadas em setembro, no início da operacionalização do estacionamento rotativo.
De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza, o teor deste novo decreto foi ajustado em reunião realizada nesta semana com representantes do Legislativo, os vereadores Luciano Silva, Ita e Bruno Martins e também conta com a anuência da concessionária V-Park, que administra a zona azul na cidade.
O secretário de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino, afirma que “a implantação da zona azul leva em consideração, essencialmente, os aspectos indispensáveis para a mobilidade urbana, promovendo a rotatividade dos veículos e consequentemente maior fluidez no trânsito e melhor acesso ao comércio do município”.
Segundo a Prefeitura, o novo decreto segue as mesmas regras técnicas do anterior, pelo qual a cobrança pelo estacionamento incidirá em duas áreas, contempladas pelo atual Plano Diretor do município, denominadas Zona de Comércio Principal (ZCP) e nos principais Corredores de Comércios e Serviços (CCS).
Serão retiradas 160 vagas da avenida Luiz do Patrocino Fernandes; 115 da avenida Matheus Conegero; 142 da avenida São João; 59 vagas da Rua Paula Ney e outras 24 da rua Achiles Logo.
Como funciona
O sistema será operacionalizado pelo consórcio vencedor da licitação para o estacionamento rotativo, o V-Park. A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2,00, para veículos de passeio e comerciais leves. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1,00 a hora.
O condutor tem a opção de realizar o cadastro e compra do cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que vão transitar o tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estarão devidamente identificadas.
Para adquirir as horas de estacionamento de forma online, o motorista deverá realizar o download do aplicativo “Zar Digital – Zona Azul Rápida”, que está disponível nas plataformas App Store e Google Play. Após baixar o app, o usuário deverá inserir seus dados e realizar a aquisição do ticket por meio de cartão de crédito.
Depois do cadastro, será possível colocar a geolocalização para identificar e registrar a zona da vaga, bem como informar a placa e o período. Para quem não possui acesso à internet, basta enviar um SMS, para isso é necessário fazer um cadastro prévio pelo site www.zonaazulrapida.com.br e possuir créditos pré-pago.
Questionamentos
A Câmara de Votorantim aprovou em duas oportunidades decretos legislativo para suspender a cobrança da Zona Azul. Os vereadores questionavam a demarcação de vagas fora do Centro da cidade.
Com informações da Secom Votorantim e Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…