Jornalismo

Defesa de Crespo recorre ao STF para anular cassação; ministro Gilmar Mendes é o relator

José Crespo (DEM), que teve o mandato cassado pela Câmara de Sorocaba em 2 de agosto, tenta novamente retomar o comando da Prefeitura de Sorocaba, desta vez no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo foi autuado na instância superior na última sexta-feira (27).
A ação trata de direito administrativo e outras matérias de direito público. O processo foi encaminhado ao plantão da Presidência do STF e o relator do caso é o ministro Gilmar Mendes.
No processo, aparece como reclamado o presidente da Câmara de Sorocaba, atualmente, Fernando Dini (MDB), que não possui advogado cadastrado nos autos. A Câmara de Sorocaba informou que tem conhecimento da tramitação do processo, mas que, por enquanto, não vai comentar a questão.
Tentativas
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) negou em 18 de dezembro um recurso impetrado pela defesa de José Crespo (DEM). A decisão foi 1ª Câmara de Direito Público, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). O relator do processo era o desembargador Marcos Pimentel Tamassia.
Ainda em dezembro, no dia 12, a juíza da Vara da Fazenda Pública de Sorocaba, Karina Jemengovac Perez, já havia negado o mandado de segurança para que Crespo retornasse ao cargo. Por conta disso, a defesa dele recorreu ao TJ-SP.
José Crespo já teve outros três pedidos negados pela Justiça para retomar o posto de chefe do Executivo. Houve ainda outra tentativa que não foi julgada e teve o pedido apensado a outro processo que estava em andamento.
Portanto, ele teve cinco pedidos negados na Justiça — sem contar pedido não julgado — sendo três casos em primeira instância e dois no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).
Cassação
Crespo teve o mandato de prefeito cassado pela segunda vez pela Câmara de Sorocaba em 2 de agosto, por 16 votos a favor e quatro contra a denúncia de infração político-administrativa no caso do voluntariado na Prefeitura. A investigação foi originada por denúncias de irregularidades no voluntariado de Tatiane Polis, ex-servidora comissionada da Prefeitura de Sorocaba.
Crespo também foi cassado em 24 de julho de 2017, tendo retornado ao cargo em 5 de outubro, por determinação da Justiça.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

PROGRAME-SE 07/01/2025

No PROGRAME-SE desta terça-feira destaque para contação de história, de graça na Biblioteca Municipal de…

16 horas atrás

Nutricionista dá dicas para um ano mais saudável

As festas de fim de ano são regadas a fartura de bebidas e comidas mais…

16 horas atrás

Rota Sorocabana: obras importantes serão feitas na Rodovia João Leme dos Santos; prefeito confirma pedágio

O prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…

16 horas atrás

Alta de casos de virose amplia atendimento nas UBSs de Sorocaba

Depois das comemorações de fim de ano, onde muitas pessoas viajaram ao litoral paulista, Sorocaba…

17 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 07/01/2025

O custo da cesta básica em Sorocaba encerrou 2024 no valor de R$ 1.165,61, registrando…

18 horas atrás

ACSO participa da NRF 2025 em Nova York para trazer inovações do varejo

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) estará presente na National Retail Federation (NRF) 2025, o…

18 horas atrás