As obras de adequação da canalização do córrego Supiriri, na avenida Dr. Afonso Vergueiro, entram em sua fase final a partir desta segunda-feira (06), quando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba dá início à primeira das duas interligações do novo trecho do canal implantado ao que já existia.
Na sequência, será executada a reconstrução do canteiro central da avenida, na extensão de 340 metros em que as intervenções estão ocorrendo, incluindo o replantio de árvores e grama, com conclusão prevista para o final deste mês de janeiro.
De acordo com o cronograma de obras estabelecido pela autarquia e a empresa vencedora da licitação e contratada, a Melhor Forma Construtora Ltda., a primeira das duas interligações previstas será realizada na extremidade correspondente ao local de início das intervenções, entre as ruas Professor Toledo e Rio Grande do Sul, onde serão instaladas as últimas cinco aduelas de concreto do novo canal, enquanto que a segunda e última interligação será realizada na extremidade oposta, já dentro da área do Centro Comercial Cheda, logo após o cruzamento com a avenida Dr. Eugênio Salerno.
O novo trecho do canal do córrego Supiriri é formado por grandes aduelas retangulares de concreto, cada uma medindo 4 metros de comprimento por 2 metros de altura, em substituição às duas antigas linhas de tubos até então existentes, de 1,50 metro de diâmetro cada, e que ao longo dos anos se tornaram obsoletas e insuficientes para drenarem o grande volume de água em dias de fortes chuvas, que provocavam alagamentos na região da Vila São João, e que serão eliminados a partir da conclusão das obras.
Nessa primeira interligação programada, o novo canal implantado será conectado ao canal antigo, que possui aduelas de 2 metros de comprimento por 2 metros de altura, e que devido à diferença de medidas exigirá o emprego de duas caixas de transição, de 45 graus cada uma, e que terão a função de igualar e alinhar os dois canais.
Na interligação da outra extremidade, o novo canal vai ser conectado a uma caixa de reunião existente, de 15 metros por 5,5 metros, onde chegam cinco tubulações, das quais duas têm 2 metros de diâmetro e correspondem às águas do córrego Supiriri e as demais são de despejo de água de chuva.
As obras de adequação da canalização do córrego Supiriri representam um investimento de R$ 4 milhões por parte da autarquia, com 80% desse total sendo provenientes de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e os demais 20% de contrapartida do município.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…