Jornalismo

Bolsonaro quer apurar erros na correção do Enem para saber se houve falha ou sabotagem

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta terça-feira (28) que ainda é preciso apurar e encontrar o que gerou a falha na correção de algumas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) suspendeu a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Ministério da Educação (MEC) também já suspendeu as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), programadas para começarem hoje.
Segundo o MEC, o cronograma do Sisu e o do Prouni, ambos programas de acesso à educação superior que usam a nota do Enem para seleção de estudantes, só serão divulgados após uma decisão final da Justiça. O TRF3 atendeu a pedido da Defensoria Pública da União (DPU) de suspender a divulgação dos resultados do Sisu para não comprometer a transparência e a lisura do procedimento que dá acesso às vagas, seja de um programa seja de outro.
“Está complicado, tenho que conversar com ele [ministro da Educação, Abraham Weintraub] para ver o que está acontecendo, se foi falha nossa, se tem alguma falha humana, sabotagem. Seja o que for, temos que chegar ao final da linha e apurar. Não pode acontecer isso”, disse Bolsonaro.
De acordo com o presidente, caso a responsabilidade pela falha tenha sido do governo, ele não vai se eximir. “Quero apurar para pode chegar com propriedade. Se for nossa [culpa] assume, se for do outro mostra com provas o que houve”, destacou.
Regina Duarte
Bolsonaro também falou da expectativa para que Regina Duarte assuma o cargo de secretária especial de Cultura do governo. De acordo com o presidente, talvez amanhã (29) a decisão da atriz seja anunciada.
“Se ela tem disposição realmente, para mim seria excepcional, para ela ter oportunidade de mostrar como fazer cultura no Brasil. Ela tem conhecimento do que vai fazer, precisa de gente com gestão ao seu lado, tem cargo para isso, ela vai poder trocar quem ela quiser, sem nenhum problema. Então, tem tudo para dar certo”, disse.
A atriz esteve em Brasília na semana passada para se encontrar com Bolsonaro e conhecer a estrutura da secretaria. “Eu conversei com ela como tratar a questão da cultura no Brasil, sem o viés de esquerda que tinha, só dava minoria e nós queremos uma cultura para o povo de maneira geral”, completou Bolsonaro.
A atriz foi convidada pelo presidente para assumir o cargo após a exoneração do dramaturgo Roberto Alvim.
Com informações da Agência Brasil
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Fiscalização de veículos escolares pelo Detran segue intensa na região de Sorocaba

Desde a última quarta-feira (18), quando teve início a Semana Nacional de Trânsito (SNT), o…

6 horas atrás

Mercado imobiliário na região de Sorocaba apresenta desempenho positivo

Segundo estudo mais recente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP),…

6 horas atrás

Justiça eleitoral inicia processo de geração de mídias para as Eleições 2024

O processo de geração de mídias para o processo eleitoral de 2024 teve início nesta…

6 horas atrás

Atitudes como superpoderes para enfrentar desafios

O livro infantil "O polvo das pernas coloridas", de autoria de Rafaela Furlan e Claudia…

8 horas atrás

Mais de 1.500 atletas participam da última etapa do Planeta Run Series

A Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, sediou no domingo (22) a última prova…

8 horas atrás

Parque Tecnológico realiza workshop de capacitação para profissionais sobre o “Programa Mover”

Com o objetivo de capacitar profissionais ligados a montadoras, sistemistas, autopeças e fornecedores dessa cadeia…

8 horas atrás