Jornalismo

Pessoa que teve contato com vítima de arenavírus tem monitoramento encerrado

Terminou nesta segunda-feira (3) o monitoramento por parte da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Sorocaba sobre a pessoa que teve contato com a vítima de arenavírus. Durante esse acompanhamento realizado pela equipe da Secretaria da Saúde (SES), ela não apresentou sintomas da doença.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, apesar de não apresentar sintomas da doença e estar fora de suspeita, a pessoa foi monitorada por protocolo de prevenção desde o dia 13 de janeiro. O tempo de incubação da doença é de 21 dias, daí o motivo de encerramento do monitoramento.
Entenda o caso
No dia 21 de janeiro a Prefeitura de Sorocaba convocou uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre um caso confirmado de arenavírus (90% de chance de ser a espécie Sabiá) pelo Ministério da Saúde, em um morador da cidade. Durante a entrevista, o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, e a médica infectologista Priscila Helena dos Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, confirmaram que a vítima não contraiu a doença em Sorocaba.
O início dos sintomas do paciente começou no dia 30 de dezembro, quando ele esteve na cidade de Eldorado, onde procurou atendimento médico. Desde então, a vítima passou por três diferentes hospitais, nos municípios de Eldorado, Pariquera-Açu e São Paulo, sendo o último o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM USP). Não houve histórico de viagem internacional. Durante o mês de dezembro a vítima viajou para zonas rurais de Itapeva e Itaporanga, locais prováveis de infecção. O paciente não apresentou sintomas enquanto esteve em Sorocaba e também não procurou atendimento médico neste município.
Durante seu atendimento foram realizados exames para identificação de doenças como febre amarela, hepatites virais, leptospirose e dengue. Contudo, os resultados foram negativos. Foram realizados exames complementares no Laboratório de Técnicas Especiais do Hospital Albert Einstein que identificou o arenavírus, causador da febre hemorrágica brasileira. Esse resultado foi confirmado pelo Laboratório de Investigação Médica do Instituto de Medicina Tropical do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Instituto Adolfo Lutz.
Com informações da SECOM Sorocaba
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Engavetamento na Castelinho e problemas na Raposo Tavares causam congestionamento nesta 4ª feira

Um engavetamento  com  vários veículos interditou as duas faixas da rodovia José Ermírio de Moraes…

48 minutos atrás

Museu do Futebol em SP abre edital para selecionar projetos artísticos

O Museu do Futebol acaba de lançar um edital de credenciamento para selecionar trabalhos artísticos…

58 minutos atrás

Governo de SP fará desassoreamento de rio e contenção de encostas em Peruíbe

O Governo de São Paulo iniciou o envio de equipamentos e equipe para a cidade…

1 hora atrás

Polícia Civil de Sorocaba prende suspeito de furtos e receptação de motocicletas

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), prendeu,…

2 horas atrás

IPVA SP: Desconto de 3% para veículos com placa final 3 até quarta-feira (15)

Os proprietários paulistas têm até quarta-feira (15) para quitar a cota única, com desconto de…

2 horas atrás

Unimed Sorocaba inicia projeto de expansão na região de Sorocaba

Seguindo um projeto de expansão e reestruturação das unidades assistenciais e de negócios, iniciado em…

1 dia atrás