A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na manhã desta terça-feira, 4, a 1ª Sessão Ordinária do ano, para a definição dos membros das comissões permanentes do Legislativo para o exercício de 2020. Como anunciado pelo presidente logo na abertura da ordem do dia, a composição de todas as comissões foi mantida.
Após o presidente Dini consultar os vinte parlamentares, ficou decidiu que os vereadores eleitos em 2019 continuariam nas 18 comissões. De acordo com o presidente, a Mesa Diretora está providenciando a alteração no Regimento Interno para equiparar a eleição das comissões à da Mesa Diretora, cujo mandato é de dois anos, para que não haja a alternância anualmente. “Passamos o dia de ontem consultando todos os vereadores e, sem exceção, chegamos a este consenso”, afirmou.
Em seguida, a eleição se deu por aclamação. Tanto os membros como os presidentes foram mantidos. Assim foi respeitado o artigo 34 do Regimento Interno da Casa, que prevê que a composição das comissões deve ser definida “de comum acordo pelo presidente da Câmara e os líderes ou representantes de todas as legendas”, sempre na primeira sessão ordinária de cada ano, reservada exclusivamente para este fim.
As exceções são a Comissão de Redação, que é, regimentalmente, formada pelos três secretários da mesa diretora, sob a presidência do 1º secretário, e a Comissão de Ética, composta de um membro de cada partido com representação na Câmara Municipal.
Caberá às Comissões Permanentes, conforme o artigo 41 do Regimento Interno, estudar as proposições e outras matérias submetidas ao seu exame, dando-lhes parecer, no qual proporá ao plenário sua adoção ou rejeição, podendo, ainda, oferecer emendas ou substitutivos aos projetos de lei, ressalvadas as restrições legais.
Composição das comissões – As 18 Comissões Permanentes na Casa, previstas no artigo 33 do Regimento Interno, continuam com a seguinte composição:
Justiça – Péricles Régis (MDB – presidente), Eng. Martinez (PSDB) e Anselmo Neto (PSDB)
Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias – Hudson Pessini (MDB – presidente) Péricles Régis (MDB) e Renan Santos (PCdoB)
Obras, Transporte e Serviços Públicos – Silvano Junior (PV – presidente), Fausto Peres (Podemos) e Francisco França (PT)
Educação e Pessoa Idosa – Eng. Martinez (PSDB – presidente), Pastor Apolo (PSB) e Luis Santos (PROS)
Cultura e Esportes – Renan Santos (PCdoB – presidente), Cintia de Almeida (MDB) e Silvano Junior (PV)
Cidadania, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Discriminação Racial – Irineu Toledo (PRB – presidente), João Donizeti (PSDB) e Fernanda Garcia (PSOL)
Redação – Luis Santos (PROS – presidente), Pastor Apolo (PSB) e Péricles Régis (MDB)
Ciência e Tecnologia – Pastor Apolo (PSB – presidente), Wanderley Diogo (PRP) e Anselmo Neto (PSDB)
Segurança Pública – Francisco França (PT – presidente), Hudson Pessini (MDB) e Fausto Peres (Podemos)
Acessibilidade e Mobilidade – Fausto Peres (Podemos – presidente), Pastor Apolo (PSB) e Rodrigo Manga (DEM)
Saúde Pública – Hélio Brasileiro (MDB – presidente), Rodrigo Manga (DEM) e Anselmo Neto (PSDB)
Agricultura, Abastecimento e Nutrição – Cintia de Almeida (MDB – presidente), Irineu Toledo (PRB) e Hélio Brasileiro (MDB)
Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais – João Donizeti (PSDB – presidente), Iara Bernardi (PT) e Vitão do Cachorrão (MDB)
Turismo – Luis Santos (PROS – presidente), Eng. Martinez (PSDB) e Cintia de Almeida (MDB)
Habitação e Regularização Fundiária – Iara Bernardi (PT – presidente), Vitão do Cachorrão (MDB) e Wanderley Diogo (PRP)
Direitos da Criança, Adolescente e Juventude – Fernanda Garcia (PSOL – presidente), Wanderlei Diogo (PRP) e Irineu Toledo (PRB)
Empreendedorismo, Trabalho, Capacitação e Geração de Renda – Vitão do Cachorrão (MDB – presidente), Péricles Régis (MDB) e João Donizeti (PSDB)
Ética e Decoro Parlamentar – Anselmo Neto (PSDB – presidente), Silvano Junior (PV), Fausto Peres (Podemos), Fernanda Garcia (PSOL), Francisco França (PT), Hudson Pessini (MDB), Irineu Toledo (PRB), Pastor Apolo (PSB), Luís Santos (PROS), Renan Santos (PCdoB), Wanderlei Diogo (PRP) e Rodrigo Manga (DEM).
Com informações da Câmara Municipal de Sorocaba.
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…