Jornalismo

CPI identifica irregularidade em hidrômetro novo e prefeita determina apuração pela Controladoria

O relatório final da CPI dasContas do SAAE foi apresentado pelo presidente da comissão, vereador Fausto Peres (Podemos), na tarde desta segunda-feira (10), e aponta que o equipamento enviado para análise do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) foi desaprovado por apresentar uma peça não regulamentada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Em ação acompanhada por técnicos da autarquia e da comissão, o equipamento analisado foi retirado da casa de um dos munícipes que reclamaram do aumento na conta de água após a troca do hidrômetro pelo SAAE. No relatório de análise do Ipem há um alerta para uma válvula de supressão instalada em desconformidade com o Inmetro e, por isso, a peça foi desaprovada. O documento ainda explica que a peça não influencia a leitura da água e que o equipamento apresenta medição correta.
Prefeitura irá apurar o caso
Diante da divergência apresentada, a prefeita Jaqueline Coutinho determinou que a Corregedoria Geral do Município apure o caso, assim como solicite uma nova aferição pelo IPEM, além de questionar o órgão sobre o motivo da divergência dos seus laudos.
“Embora os laudos sejam conclusivos e unânimes no que diz respeito à aprovação da metrologia dos aparelhos analisados, ou seja, tanto os hidrômetros enviados pelo Saae como os pela Câmara apresentaram funcionamento normal, com medição do volume de água sem prejuízo algum para os munícipes, existe porém uma divergência em suas conclusões, que consideraram aprovados os cinco aparelhos enviados pela autarquia de Sorocaba, e reprovaram o hidrômetro enviado pela Câmara devido à presença de uma válvula anti retorno”, explicou a prefeita em nota. “Desta forma, para não pairar dúvidas, estou encaminhando o caso à Corregedoria Geral do Município para as devidas apurações e posterior parecer. Vamos também pedir que o IPEM realize novos ensaios nos aparelhos medidores utilizados em Sorocaba, bem como se explique sobre os motivos dos seus laudos apresentarem conclusões diferentes para o mesmo modelo de hidrômetro”.
O diretor-geral do Saae, engenheiro Mauri Gião Pongitor, por sua vez, completa explicando que a válvula anti retorno é apenas um acessório que a autarquia solicitou que o fabricante acrescentasse aos hidrômetros, mas que acabou gerando a reprovação do IPEM num segundo laudo apresentado à Câmara.
 

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Candidatos fazem prova do Vestibular das Fatecs no domingo (12)

Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…

2 horas atrás

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…

21 horas atrás

Educação de SP libera R$ 290 milhões para pintura de escolas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…

22 horas atrás

Governo de SP lança projeto para a construção da terceira pista da rodovia dos Imigrantes

O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Trump é condenado por caso da atriz pornô, mas evita prisão

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…

2 dias atrás

Editorial: Vamos subir, Bentão! 10/01/2025

O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…

2 dias atrás