A Santa Casa de Sorocaba inaugura na manhã desta terça-feira (11) o aparelho de acelerador linear que fará o tratamento de radioterapia dos pacientes com câncer que moram na cidade e em 48 municípios da região administrativa.
Cerca de 50 pessoas serão atendidas por mês e as vagas já foram inscritas no sistema Cross da Secretaria Estadual da Saúde, que vai abrir a agenda nos próximos dias para o encaminhamento dos pacientes.
Histórico
O equipamento foi custeado pelo Ministério da Saúde, no valor aproximado de R$ 6 milhões, e é o que existe de mais moderno no tratamento oncológico e foi importado dos Estados Unidos e chegou à cidade em outubro de 2018.
O governo federal também bancou a construção da casamata, que é uma instalação mais reforçada para receber o equipamento.
A recepção e outras instalações que vão receber os pacientes foram reformadas para oferecer conforto a quer for às sessões de radioterapia e em novembro de 2019, toda a estrutura recebeu aval técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para funcionar, restando apenas a última vistoria feita pelo Ministério da Saúde ontem.
O repórter Caio César conversou com o gestor da Santa Casa, o padre Flávio Miguel Jorge Júnior que lembrou que Sorocaba ficou anos tem ter um equipamento de radioterapia mais moderno e com capacidade de atender aos pacientes da cidade e da região. Ouça!
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…