O resgate dos moradores que ficaram ilhados no bairro Santaella, em Araçariguama, continua nesta quarta-feira (12). Segundo informações da Defesa Civil, ainda chove no local e o nível do rio Tietê continua a subir. Pela manhã, equipes receberam informações de uma pessoa teria morrido após ser arrastada pela água e também fazem buscas pela vítima.
Segundo a Defesa Civil, os moradores que são retirados do bairro estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal de Araçariguama, onde são examinados e liberados em seguida. Até o momento, apenas um menino precisou ficar internado. Ele teria sido atingido com pancadas na cabeça e também tinha ferimentos nos braços e pernas.
O órgão ainda não tem um balanço de quantas pessoas foram resgatadas, mas a informação é de que havia mais de 100 pessoas isoladas no local. As vítimas estão sendo retiradas com botes e barcos pelo Corpo de Bombeiros. Na terça-feira (11), um homem acamado, que precisava de acompanhamento médico, foi socorrido pelo Helicóptero Águia da Polícia Militar.
O problema teve início na noite de segunda-feira (10), quando o nível do rio Tietê começou a subir após as intensas chuvas registradas na Capital paulista e na região de Sorocaba. Relatos nas redes sociais mostram que a água invadiu casas, encobriu veículos e provocou prejuízos às famílias, que também ficaram sem possibilidade de locomoção.
Além de retirar as pessoas, equipes de resgate também estão levando alimentos e água para os moradores que seguem no local. A Prefeitura de Araçariguama divulgou nas redes sociais que está aceitando doações e ajuda de voluntários para separar os itens recebidos. A entrega por ser feita no Ginásio dos Campeões, no Jardim Brasil.
A região foi sobrevoada na tarde de terça-feira pelo governador em exercício, Rodrigo Garcia. Ele esteve no local após passar por Botucatu, no interior paulista, onde duas crateras se abriram e provocaram a morte de três pessoas. “A Defesa Civil Estadual já está atendendo com com a retirada das pessoas e envio de ajuda”, divulgou.
Deslizamento
No bairro Tanque Velho, um deslizamento de terra causado pelas chuvas intensas atingiu uma casa e deixou cinco pessoas feridas na manhã de segunda-feira (10). O Corpo de Bombeiros socorreu dois adultos e três crianças, que ficaram presos nos escombros. As vítimas foram levadas para o Pronto-Atendimento Central.
Estragos em outras cidades
A chuva também provocou estragos em outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Houve pontos de alagamentos em Sorocaba, Salto e Itu, onde também foram registradas quedas de pontes. Em Ibiúna, houve o desabamento de uma calçada e um muro. Em Tietê e Piedade o excesso de água prejudicou estradas.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
A regulamentação geral da lei que proíbe o uso de celulares por crianças e adolescentes em…
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…