Cansados de esperar pela roçagem do mato alto em algumas ruas do bairro Piazza di Roma, em Sorocaba, 15 famílias decidiram pagar uma empresa para fazer o serviço na rua Pablo Gomes Matielli, nesta quinta-feira (13).
O presidente da Associação de Moradores do Piazza di Roma, Central Parque, Arco Íris e adjacências, Manoel Borges, reclama que a Prefeitura de Sorocaba fez a roçagem do mato em algumas ruas, mas ficaram faltando outras. “Desde o ano passado estamos pedindo para que o mato alto seja cortado nas ruas do bairro. Foi feito em algumas, mas não em todas. Como o mato já estava muito alto e sem previsão do serviço público os moradores decidiram pagar do próprio bolso”, conta.
Segundo ele, cada família pagou R$ 40,00 por casa, o que totalizou o gasto de R$ 600 para que a empresa roçasse o mato alto na rua Pablo Gomes Matielli.
Já o morador do bairro, Marcos Gramático, afirma que a rua da casa dele, a Nélson Guimarães, está tomada pelo mato alto. “Estamos esperando a roçagem pública na rua desde julho do ano passado. Já tirei foto e fiz o pedido na Ouvidoria do município, mas até agora nada”, aponta.
Na tarde desta quinta-feira (13), a reportagem do Cruzeiro do Sul constatou a empresa de roçagem contratada pelos moradores fazendo o serviço na rua Pablo Gomes Matielli. Segundo um funcionário, o mato estava com quase 2 metros de altura.
Na calçada era praticamente impossível os pedestres andarem por conta do mato alto, além do fato de que no local há uma área de mata e nascentes. E com o mato alto fica perigoso, principalmente à noite, para os moradores da rua.
“Pessoas mal intencionadas ou mesmo bandidos aproveitam o mato alto para se esconder. A gente fica ainda mais inseguro, fora que o mato alto acaba atraindo bichos”, afirma.
O presidente da Associação de Moradores disse que as famílias estudam pedir desconto no IPTU para a Prefeitura de Sorocaba por conta do gasto para fazer a roçagem do mato alto na rua do bairro. “A gente paga o IPTU e outros impostos e pedimos a roçagem do mato, mas não somos atendidos, infelizmente”, disse Manoel Borges.
Na programação
A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informou ontem que áreas públicas do bairro Piazza Di Roma estão programadas pela Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização para receber o serviço de roçagem na segunda quinzena deste mês de fevereiro.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…
Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…
Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…
O Papai Noel dos Correios conseguiu atender 100% das cartinhas que se enquadraram nos critérios…
Com o monitoramento em tempo real do diário de classe desde 2023 e a implantação…
Criminosos se passaram por hóspedes e furtaram uma chácara no último domingo (22) em Piedade.…