Jornalismo

Moradores do Piazza di Roma pagam empresa para cortar mato alto

Cansados de esperar pela roçagem do mato alto em algumas ruas do bairro Piazza di Roma, em Sorocaba, 15 famílias decidiram pagar uma empresa para fazer o serviço na rua Pablo Gomes Matielli, nesta quinta-feira (13).
O presidente da Associação de Moradores do Piazza di Roma, Central Parque, Arco Íris e adjacências, Manoel Borges, reclama que a Prefeitura de Sorocaba fez a roçagem do mato em algumas ruas, mas ficaram faltando outras. “Desde o ano passado estamos pedindo para que o mato alto seja cortado nas ruas do bairro. Foi feito em algumas, mas não em todas. Como o mato já estava muito alto e sem previsão do serviço público os moradores decidiram pagar do próprio bolso”, conta.
Segundo ele, cada família pagou R$ 40,00 por casa, o que totalizou o gasto de R$ 600 para que a empresa roçasse o mato alto na rua Pablo Gomes Matielli.
Já o morador do bairro, Marcos Gramático, afirma que a rua da casa dele, a Nélson Guimarães, está tomada pelo mato alto. “Estamos esperando a roçagem pública na rua desde julho do ano passado. Já tirei foto e fiz o pedido na Ouvidoria do município, mas até agora nada”, aponta.
Na tarde desta quinta-feira (13), a reportagem do Cruzeiro do Sul constatou a empresa de roçagem contratada pelos moradores fazendo o serviço na rua Pablo Gomes Matielli. Segundo um funcionário, o mato estava com quase 2 metros de altura.
Na calçada era praticamente impossível os pedestres andarem por conta do mato alto, além do fato de que no local há uma área de mata e nascentes. E com o mato alto fica perigoso, principalmente à noite, para os moradores da rua.
“Pessoas mal intencionadas ou mesmo bandidos aproveitam o mato alto para se esconder. A gente fica ainda mais inseguro, fora que o mato alto acaba atraindo bichos”, afirma.
O presidente da Associação de Moradores disse que as famílias estudam pedir desconto no IPTU para a Prefeitura de Sorocaba por conta do gasto para fazer a roçagem do mato alto na rua do bairro. “A gente paga o IPTU e outros impostos e pedimos a roçagem do mato, mas não somos atendidos, infelizmente”, disse Manoel Borges.
Na programação
A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informou ontem que áreas públicas do bairro Piazza Di Roma estão programadas pela Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização para receber o serviço de roçagem na segunda quinzena deste mês de fevereiro.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

15 minutos atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

6 horas atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

10 horas atrás

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…

12 horas atrás

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

14 horas atrás

27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica premiou mais de 250 alunos de Sorocaba

22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…

16 horas atrás