Jornalismo

Moradores do Piazza di Roma pagam empresa para cortar mato alto

Cansados de esperar pela roçagem do mato alto em algumas ruas do bairro Piazza di Roma, em Sorocaba, 15 famílias decidiram pagar uma empresa para fazer o serviço na rua Pablo Gomes Matielli, nesta quinta-feira (13).
O presidente da Associação de Moradores do Piazza di Roma, Central Parque, Arco Íris e adjacências, Manoel Borges, reclama que a Prefeitura de Sorocaba fez a roçagem do mato em algumas ruas, mas ficaram faltando outras. “Desde o ano passado estamos pedindo para que o mato alto seja cortado nas ruas do bairro. Foi feito em algumas, mas não em todas. Como o mato já estava muito alto e sem previsão do serviço público os moradores decidiram pagar do próprio bolso”, conta.
Segundo ele, cada família pagou R$ 40,00 por casa, o que totalizou o gasto de R$ 600 para que a empresa roçasse o mato alto na rua Pablo Gomes Matielli.
Já o morador do bairro, Marcos Gramático, afirma que a rua da casa dele, a Nélson Guimarães, está tomada pelo mato alto. “Estamos esperando a roçagem pública na rua desde julho do ano passado. Já tirei foto e fiz o pedido na Ouvidoria do município, mas até agora nada”, aponta.
Na tarde desta quinta-feira (13), a reportagem do Cruzeiro do Sul constatou a empresa de roçagem contratada pelos moradores fazendo o serviço na rua Pablo Gomes Matielli. Segundo um funcionário, o mato estava com quase 2 metros de altura.
Na calçada era praticamente impossível os pedestres andarem por conta do mato alto, além do fato de que no local há uma área de mata e nascentes. E com o mato alto fica perigoso, principalmente à noite, para os moradores da rua.
“Pessoas mal intencionadas ou mesmo bandidos aproveitam o mato alto para se esconder. A gente fica ainda mais inseguro, fora que o mato alto acaba atraindo bichos”, afirma.
O presidente da Associação de Moradores disse que as famílias estudam pedir desconto no IPTU para a Prefeitura de Sorocaba por conta do gasto para fazer a roçagem do mato alto na rua do bairro. “A gente paga o IPTU e outros impostos e pedimos a roçagem do mato, mas não somos atendidos, infelizmente”, disse Manoel Borges.
Na programação
A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informou ontem que áreas públicas do bairro Piazza Di Roma estão programadas pela Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização para receber o serviço de roçagem na segunda quinzena deste mês de fevereiro.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…

5 horas atrás

Acidente aéreo com avião da Embraer no Cazaquistão deixa 38 pessoas mortas

Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…

5 horas atrás

Calendário de 2025 terá seis feriados prolongados; confira a lista

Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…

5 horas atrás

Campanha cartinha de Natal dos Correios atinge, em 35 anos, 100% da demanda

O Papai Noel dos Correios conseguiu atender 100% das cartinhas que se enquadraram nos critérios…

5 horas atrás

Frequência escolar no Estado de São Paulo chega à marca de 86,4%

Com o monitoramento em tempo real do diário de classe desde 2023 e a implantação…

6 horas atrás

Criminosos alugam chácara em Piedade usando plataforma digital e furtam imóvel

Criminosos se passaram por hóspedes e furtaram uma chácara no último domingo (22) em Piedade.…

6 horas atrás