A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está monitorando um caso suspeito do novo coronavírus (COVID-19), na capital.
Trata-se de um adulto, que está em isolamento domiciliar, com passagem pelo Japão. O país asiático entrou na relação de locais de origem ou transição definida, na última sexta-feira (21), pelo Ministério da Saúde.
O novo critério de casos suspeitos passou a considerar pessoas com sintomas respiratórios que sejam provenientes do Japão, Coreia do Sul e do Norte, Singapura, Vietnã, Tailândia e Camboja, além da China, indicada anteriormente.
A mudança levou em conta o aumento de casos registrados fora do território chinês. As orientações já foram replicadas pela Secretaria de Estado da Saúde para as regiões do território paulista.
Até o momento, São Paulo contabiliza 25 suspeitos descartados para COVID-19. São Paulo e o Brasil seguem sem nenhum caso confirmado. Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde.
Balanço
Conforme definido pela pasta federal, os casos inseridos até o meio-dia pelos municípios são divulgados no boletim da mesma data. Já os inseridos posteriormente são divulgados no balanço do dia seguinte.
É fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se a pessoa apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus (consulte os sites indicados no fim do texto), contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para COVID-19.
As medidas de prevenção para quem tiver contato próximo com eventual caso suspeito, a exemplo dos familiares desse adulto que está em isolamento domiciliar, incluem uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Os cuidados requeridos para os pacientes suspeitos incluem hidratação e a permanência em isolamento domiciliar ou hospitalar, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.
“Descartamos 25 os casos suspeitos registrados em São Paulo, até o momento, mas as equipes de vigilância seguem atentas para realizar respostas rápidas e efetivas quando necessário, como fizemos diante desse novo suspeito”, salienta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Helena Sato.
Com informações do Governo do Estado de São Paulo
Edição – Alessandra Santos
A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…
Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…
A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…
A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…