Sorocaba atingiu a certificação, pelo 11º ano consecutivo, no Ciclo 2019 do programa Município Verde Azul, que avalia a eficiência da gestão ambiental das cidades paulistas.
O anúncio foi feito nesta semana pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima). Já a cerimônia oficial de certificação ocorrerá na próxima quinta-feira (5), às 9h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), quando serão divulgados a pontuação e o ranking dos municípios.
“Sorocaba recebe a certificação do Governo do Estado anualmente desde 2009. Ficamos felizes com o reconhecimento neste ano novamente e estamos trabalhando para que em 2020 tenhamos um desempenho melhor. Esse é um resultado que depende da prefeitura como um todo, não apenas da Secretaria do Meio Ambiente, e premia o esforço da equipe e dos parceiros”, comenta o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Maurício Tavares da Mota.
Para uma cidade ser certificada, é necessário atingir uma nota superior a 80 pontos, resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelas prefeituras, com critérios preestabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Dos mais de 600 municípios paulistas, apenas 73 foram certificados em 2018 e ganharam o Selo Verde Azul.
O programa avalia as políticas públicas em 10 diretivas: Arborização Urbana; Biodiversidade; Conselho Ambiental; Esgoto Tratado; Estrutura e Educação Ambiental; Gestão das Águas; Município Sustentável; Qualidade do Ar; Resíduos Sólidos; e Uso do Solo.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…
Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…
A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…
A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…