Jornalismo

Trem Sorocaba-São Paulo tem pontos técnicos e burocráticos para serem resolvidos, diz assessor

O assessor especial da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Fioravante, falou hoje (06) das dificuldades técnicas e burocráticas para que o projeto do Trem Intercidades entre Sorocaba e São Paulo saia do papel e vire uma realidade.
Já foi noticiado pela Cruzeiro FM de que a cidade ficaria fora do projeto e a informação foi noticiada pelo Jornal Cruzeiro do Sul que em uma audiência pública realizada na semana passada pela CPTM, Sorocaba não estaria no projeto do projeto de concessão à iniciativa privada das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes a Itapevi) e 9-Esmeralda (Osasco a Grajaú). O projeto ainda contemplaoutras regiões metropolitanas como Santos, Campinas e São José dos Campos.
Ontem (05), o um vídeo divulgado  pelo deputado estadual Carlos Cesar (PSB) mostra o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirmando que o trem São Paulo-Sorocaba está nos planos do governo, mas ele não dá detalhes sobre o planejamento.
Fioravante está no cargo no governo estadual desde o começo deste ano e foi secretário municipal da gestão José Crespo da área de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes.
Apesar de estar em outra pasta, ele lembrou todas as iniciativas que tratavam da questão do trem de passageiros desde o primeiro governo do ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio (1989-1992).
O entrevistado lembrou que para Sorocaba, o trecho desativado de Brigadeiro a Mairinque pode ser uma boa opção para o projeto do trem até São Paulo e a concessionária Rumo teria que ceder os trechos da sua concessão ao estado para que o governo não precise construir uma nova linha, que demandaria mais recursos.

O assessor especial da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Fioravante, participou do Jornal da Cruzeiro nesta sexta-feira (06)


Fioravante acredita que as obras do trem de passageiros da cidade até a capital paulista são viáveis, mas os trâmites da concessão, da questão técnica e dos recursos são mais demorados e o trem na linha Sorocaba-São Paulo. Por isso, não pode começar a ser instalado junto com a linha de Campinas, que está com o projeto mais adiantado porque a Rumo assina em abril a renovação da concessão no trecho, incluindo o novo transporte para São Paulo.
O assessor ainda falou do andamento do projeto da passarela que será construída na altura do km 106 da Rodovia Raposo Tavares, para os pedestres que precisam cruzar a pista com segurança para chegar ao novo Hospital Regional de Sorocaba, além do retorno que será aberto na rodovia para que os motoristas que estão no sentido São Paulo possam acessar com mais facilidade a unidade de saúde.
Fioravante espera que o projeto e toda a questão jurídica estejam finalizados até o meio deste ano.
Ouça a entrevista!
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

BRT Sorocaba transporta mais de 18 milhões de passageiros em 2024

Uma mobilidade urbana dinâmica e eficiente. É com essa realidade que a BRT Sorocaba define…

9 horas atrás

Reformas de base precisam ser feitas para melhoria da economia e crescimento do País

O deputado federal Jefferson Campos (PL) foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta segunda-feira (3).…

11 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 30/12/2024

Produção de peixes em cativeiro supera pesca pela primeira vez no mundo. O professor e economista…

11 horas atrás

Novo Plano Diretor de Sorocaba deve ser votado nesta segunda-feira

O vereador Cláudio Sorocaba, presidente da Câmara Municipal, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…

11 horas atrás

PROGRAME-SE 30/12/2024

Começamos a semana com destaque para exposição gratuita com obras do artista sorocabano Matheus Ribeiro;…

12 horas atrás

Vini Jr lidera lista de jogadores mais valiosos do planeta

Eleito o melhor jogador do mundo pelo Fifa The Best 2024, Vinicius Júnior é considerado o…

12 horas atrás