Jornalismo

Nova sede do Médico da Família é inaugurada em Sorocaba

A Secretaria da Saúde (SES) anunciou nesta quinta-feira (12) a volta do Programa Médico da Família e inaugura sua nova sede, que passa a funcionar em conjunto com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
A cerimônia aconteceu nesta manhã, na Avenida Afonso Vergueiro, 1.238, nova sede do Programa. Durante o evento, também serão entregues três carros novos que irão reforçar a assistência do programa.
A nova sede está situada onde funcionava o Palácio da Cidadania. A partir de agora, o local passa a ser coordenado pela Secretaria da Saúde (SES). O local é de fácil acesso e tem vagas de estacionamento para melhor atender os cidadãos que necessitem fazer retiradas de receitas e materiais de enfermagem.
O secretário da Saúde e um dos pioneiros na implantação do programa, Ademir Watanabe, conta que ao implantar o serviço no ano de 1999, Sorocaba se tornou uma referência e uma das maiores assistência para acamados do Brasil chegando a ter 1500 pacientes. “Pacientes que não conseguiam ter acesso ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, começaram a ser assistidos com o foco na recuperação de cada um. Na minha época, o programa me marcou muito pela assistência oferecida de forma humanizada às famílias de pacientes paliativos, inclusive os oncológicos.”, conta. Em 2014, o Médico da Família acabou em Sorocaba e a cidade contou apenas com o SAD, que faz parte do programa federal Melhor em Casa.
Atualmente, o SAD possui cerca de 700 pacientes assistidos e o foco principal de atendimento são as pessoas com pós-internação, pacientes que realizaram instalação de novos dispositivos (sondas e traqueostomia), AVC recente (derrame cerebral), pacientes oncológicos e indivíduos em recuperação pós-cirúrgica. O acesso ao serviço é feito por meio do telefone 156 ou via Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e hospitais. Isso, desde que o paciente não resida em áreas que são atendidas por um outro programa, o de Estratégia em Saúde da Família (ESF).
Conforme a necessidade de cada paciente, o programa dispõe dos seguintes profissionais para atendimento: médico; enfermeiro; técnico de enfermagem; dentista; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; fonoaudiólogo; assistente social e psicólogo. As equipes realizam visitas das 7h às 22h.
Com a volta do Médico da Família, a cidade retomará o atendimento dos casos menos complexos de pacientes que possuem dificuldade de acessibilidade até uma UBS. Essa ampliação na assistência ocorrerá de forma gradativa seguindo corretamente todos os protocolos e requisitos de atendimento.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Governo revoga medidas do Pix depois de repercussão negativa e fake news

O governo Lula (PT) revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da…

7 horas atrás

Zoo de Sorocaba tem programação especial de férias neste sábado (18)

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” podem participar, neste sábado (18), de…

11 horas atrás

Parque Tecnológico receberá R$ 1,3 milhão para modernizar laboratório e ampliar aceleradora de startups

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) será beneficiado com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, provenientes…

12 horas atrás

PROGRAME-SE 15/01/2025

No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para shows de samba, de graça, no Parque dos Espanhois;…

14 horas atrás

Governo estadual promove inédita revisão de gastos fiscais e tributários e tem resultados positivos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento…

15 horas atrás

Engavetamento na Castelinho e problemas na Raposo Tavares causam congestionamento nesta 4ª feira

Um engavetamento  com  vários veículos interditou as duas faixas da rodovia José Ermírio de Moraes…

15 horas atrás