Jornalismo

Startup do Parque Tecnológico adapta software para monitorar os casos de coronavírus

Uma startup que está instalada no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), desde agosto do ano passado, adaptou um software para monitorar os casos de coronavírus (Covid-19). Trata-se da Global Data Soluções, empresa que trabalha com prontuário eletrônico e gerenciamento de sistemas de saúde público ou privado. A ferramenta hoje é utilizada em vários municípios, entre eles Cerquilho, Quadra, São Pedro e Tatuí.
A sócia-proprietária da startup, Maria José Galvão, explica que o software, até então, monitorava a epidemia de dengue e emitia relatórios, em tempo real, à Vigilância Epidemiológica e à Central de Regulação. “O que fizemos foi configurá-lo para Covid-19 [CID Ficha de Notificação] atendendo às normas do Ministério da Saúde”, conta. Ainda conforme ela, o software também era utilizado pelos municípios para o controle da vacinação contra a gripe. “Este equipamento nos permite emitir relatórios onde constam o número de pacientes com coronavírus, a faixa etária dos infectados e se a pessoa possui cadastro de hipertenso ou diabético em uma unidade de saúde”, detalha.
A sócia-proprietária da Global Data Soluções explica, ainda, que o software ajuda os agentes de saúde a tomarem decisões mais rápidas e assertivas em casos de suspeita da Covid-19. “Com a ferramenta em mãos, os profissionais da área conseguem avaliar a vulnerabilidade da pessoa afetada e se ela traz consigo doenças pregressas”, diz. “Mostra também a qual núcleo familiar o paciente pertence para poder oferecer ações e informações sociais a todos da família.
“Batizado de SDH Gestão de Saúde, o sistema está preparado para disponibilizar todas as consultas e exames anteriores do paciente, as unidades em que ele foi atendido, ou seja, traça um perfil completo daqueles que recebem atendimento.
Para Maria José Galvão, o Parque Tecnológico de Sorocaba tem papel fundamental e importante no desenvolvimento do software, tendo em vista o trabalho de mentorias, cursos, palestras e intercâmbio, bem como a visibilidade que dá às startups que ali estão incubadas. “O PTS só tem agregado valor e conhecimento a mim e a todos da minha equipe”, afirma.Por sua vez, a analista de aceleração de startups do Parque Tecnológico, Ana Geórgia Damasceno Barbosa, diz estar orgulhosa das ações que estão surgindo no local e que visam colaborar para o combate e controle da pandemia de coronavírus. “Não existe momento mais propício para provar a importância da tecnológica e da inovação”, acrescenta o presidente do PTS, Roberto Freitas. “É tempo de os empreendedores de toda a Região Metropolitana de Sorocaba fazerem a diferença.” 

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Vestibulinho das Etecs de SP: classificação geral será divulgada 2ªfeira

A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…

8 horas atrás

Mães de crianças menores de 12 anos poderão cumprir prisão domiciliar

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…

8 horas atrás

Prefeitura oferece contação de histórias do livro Tobias, na 4ªfeira (15)

A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…

8 horas atrás

Candidatos fazem prova do Vestibular das Fatecs no domingo (12)

Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…

13 horas atrás

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…

1 dia atrás

Educação de SP libera R$ 290 milhões para pintura de escolas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…

1 dia atrás