O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta foi demitido pelo presidente Jair Bolsobaro na tarde desta quinta-feira (16).
A informação foi confirmada pelo próprio Mandetta, no Twitter.
“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu.
O agora ex-ministro se reuniu durante a tarde com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Os dois já vinham explicitando publicamente nas última semanas divergências na condução da pandemia.
Deixam também seus cargos Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde, e João Gabbardo, secretário-executivo do Ministério da Saúde.
O médico oncologista Nelson Luiz Sperle Teich foi convidado por Jair Bolsonaro para ser o novo ministro da Saúde para substituir Mandetta e aceitou.
Em discurso a servidores do Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira (16), o agora ex-chefe da pasta Luiz Henrique Mandetta pediu a todos que “não façam um milímetro diferente do sabem fazer”.
Mandetta foi ao ministério minutos após ter sua demissão formalizada para fazer um agradecimento aos colegas de trabalho e depoios se despediu dos jornalistas na coletiva diária sobre os dados do coronavírus no Brasil.
O ex-ministro disse aos funcionários da pasta que mantenham o foco em três pilares.
“Nada tem significado que não seja uma defesa intransigente da vida, do SUS e da ciência. Foquem nos três pilares, que destes pilares vocês conquistarão tudo, porque esses pilares alimentam a verdade.”
Mandetta citou diversos nomes de servidores que participaram da gestão dele em pouco mais de um ano e quatro meses.
“Muitos aqui entraram comigo no Ministério da Saúde, mas a grande maioria eu conheci desempenhando funções no Ministério da Saúde. Não posso medir o tamanho do meu agradecimento pelo que aprendi com vocês. Saio daqui com uma experiência absolutamente fantástica.”
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…