A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), inicia na próxima semana a distribuição dos kits de merenda escolar para as unidades municipais. Dessa forma, cada escola será responsável pelo cronograma de entrega dos itens às famílias dos 12.800 alunos matriculados no sistema municipal de ensino e creches conveniadas. Durante a paralisação das aulas, houve também suspensão do contrato de merenda escolar.
Para o kit merenda foram utilizados recursos do Pnae (Programa Nacional da Alimentação Escolar) liberados por lei federal e a Prefeitura está complementando com recursos municipais. Embora o governo federal a princípio tenha orientado a destinação aos alunos de famílias em vulnerabilidade social, constantes do Cadúnico e do Bolsa Família, o governo municipal entendeu a necessidade de estender a todos os alunos da rede.
“Este é mais um benefício que estamos nos esforçando para fazer chegar às famílias e que vem se juntar ao conjunto de ações de cidadania e assistência social”, destaca o prefeito Fernando de Oliveira Souza. “Há uma grande preocupação com todos os nossos alunos, sobretudo com aqueles de famílias mais carentes”, reforça.
O kit merenda é um complemento à alimentação dos estudantes e todos os itens a serem distribuídos estão dentro da lista do Pnae, incluindo o programa de agricultura familiar. Todo o processo, inclusive, é fiscalizado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Já para as famílias carentes do município, a entrega de cestas básicas está sendo realizada pela Comissão Municipal de Assistência Social, Saúde e Educação (Comasse), em uma ação realizada em parceria com a Prefeitura de Votorantim.
A entrega dos kits para as famílias está prevista para começar na próxima quinta-feira (23), sendo dividida em dias e horários para evitar aglomeração de pessoas. De acordo com a Secretaria de Educação, as escolas irão avisar sobre o cronograma por meio de redes sociais, cartazes na fachada e telefone.
Vale ressaltar que, quem não for buscar o kit merenda em 15 dias, a partir da comunicação feita aos pais ou responsáveis pelos alunos, perderá o direito de recebê-lo, conforme o decreto nº 5.925, publicado nesta sexta-feira (17), no Jornal do Município.
As informações são da Prefeitura de Votorantim.