Jornalismo

Uniformizados e usando máscaras, funcionários fazem ato em apoio ao Grupo São João

Dezenas de funcionários do Grupo São João, empresa que ônibus que opera nos sistema municipal e intermunicipal de várias cidades da região de Sorocaba, se reuniram na manhã desta segunda-feira (20) na garagem da empresa, em Votorantim, em um ato de apoio à empresa e pela manutenção dos empregos.
Uniformizados e usando máscaras, os trabalhadores deram as mãos simbolizando um abraço coletivo à sede da empresa, que tem 970 empregados e no último sábado declarou que está “à beira de um colapso” financeiro, já que o número de usuários teria caído em 90% em virtude pandemia de coronavírus.
Com isso, a empresa é responsável pelo transporte urbano em Votorantim, São Miguel Arcanjo e Salto de Pirapora e de linhas metropolitanas da região, suspendeu totalmente as atividades por tempo indeterminado.
O grupo atribui a suspensão da operação é resultado à “intransigência” do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, que rejeitou acordo baseado na Medida Provisória 936/20, que autoriza a redução de jornadas e salários, que garantiria a manutenção dos empregos e a continuidade do serviço.
A empresa defende que o acordo, como forma de minimizar os prejuízos decorrentes da pandemia, não implicaria prejuízo aos trabalhadores, “já que o salário por hora trabalhada será superior ao que ganham atualmente”. Sem o acordo, no entanto, o grupo alega que tem condições de arcar com a folha de pagamento. A empresa afirma que a receita está em torno de 10% do normal, o que torna inviável até mesmo o custeio de insumos como óleo diesel.
Em nota, o sindicato afirma que recebeu com “surpresa e indignação” a informação de que o Grupo São João decidiu por encerrar suas atividades nos transportes urbano e intermunicipal de nossa região e alegou que essa decisão foi tomada “devido à intransigência” da entidade.
Segundo o sindicato, as negociações estavam em aberto e o diretor da empresa informou que iria levar uma contraproposta construída na mesa de negociação para a diretoria do Grupo São João e, antes de interromper as atividades, poderia ter acionado Justiça do Trabalho, em busca de acordo.
O sindicato afirma, ainda, que o Grupo São João estaria em recuperação judicial e esse fato o impede de aderir a diversos programas do governo federal. A entidade acrescenta que “mantém aberta para tentar resolver as questões por meio do diálogo” e e que tomará as providências necessárias para assegurar o emprego, o salário e os direitos dos trabalhadores em transportes.
Vale destacar que a participação do sindicato, nas negociações do sindicato no chamado “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda”, instituído pela Medida Provisória n. 936, deixou de ser necessária, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proferida na última sexta-feira (17). Em análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 6.363, a corte julgou que que não é necessária a autorização dos sindicatos para firmar acordos individuais para redução da jornada de trabalho e do salário, bastando sua comunicação no prazo de 10 dias.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul. 

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Inscrição para Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) termina nesta terça

O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza  para o…

2 horas atrás

Campanha “Novembro Azul” é destaque para a BRT Sorocaba

Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…

5 horas atrás

Prefeito reeleito em Iperó segue com planejamento e novas ações

Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…

5 horas atrás

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

5 horas atrás

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

5 horas atrás

Vereador eleito Alexandre da Horta é entrevistado no Jornal da Cruzeiro

O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…

6 horas atrás