Jornalismo

Entidades planejam retomada em Sorocaba após quarentena

O anúncio de abertura gradual da economia no Estado a partir do dia 11 de maio, feito nesta quarta-feira (22) pelo governador João Doria (PSDB), foi comemorado por entidades que representam diferentes setores produtivos de Sorocaba. A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) afirma que a medida vai ao encontro da tese por ela defendida, de buscar a abertura do comércio com segurança, preservando a saúde e a vida. “Vamos na linha de que a economia, por mais difícil que seja, se recupera, a vida não”, afirmou o presidente Sérgio Reze. O Ciesp Sorocaba considera que as medidas estão em sintonia com as necessidades da sociedade e que é preciso “combater também o vírus do desemprego e da fome, que se não forem tomadas as devidas providências, pode se alastrar”.
A Acso já havia divulgado nota na qual defendia que a reabertura do comércio deveria ser meta perseguida pelos poderes públicos, “um dos motores da economia, da geração e circulação de riquezas de nosso País”. A entidade, porém, pondera que a retomada da atividade comercial deve ser pautada em critérios técnicos e de natureza científica que garantam à população, comerciantes e comerciários a plena segurança, preservação de suas vidas e de sua saúde, com realização de testagem rápida da população para identificação dos focos da doença, isolamento das pessoas afetadas, definição dos critérios de trânsito e deslocamento de pessoas.
Na mesma linha, Erly Domingues de Syllos, diretor titular do Ciesp-Sorocaba, afirma que a retomada econômica deve seguir as melhores práticas adotadas internacionalmente, seguindo a Organização Mundial de Saúde. Ele assinala que a Fiesp elaborou um Plano de Retomada da Atividade Econômica Após Quarentena, que foi entregue ao governador João Doria e detalha protocolos de prevenção da Covid-19, cuidados com a saúde em domicílios, transporte público, comércio, shopping centers, indústrias, escritórios, escolas, entre outros.
O documento, segundo Syllos, também será entregue ao ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, que preside o comitê de crise criado pelo governo federal contra o coronavírus, bem como para os governos estaduais e municipais. “Vamos disponibilizar para as prefeituras dos 48 municípios que compreendem a Regional do Ciesp-Sorocaba, pois cada prefeitura, à sua maneira, vai ter uma abertura gradual e lenta e muitas delas não têm ainda protocolos claros de como agir”, complementa.

Plano

O plano de reabertura das atividades econômicas em Sorocaba após a quarentena foi entregue ontem à prefeita Jaqueline Coutinho (PSL). Assinado pelos presidentes da Associação Comercial de Sorocaba, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, Ciesp Sorocaba, Sincomerciários Sorocaba e Costa Sociedade Médica de Sorocaba, o documento tem dez páginas e foi baseado na proposta apresentada pela Fiesp ao governo estadual.
Ele prevê que “todos os segmentos da sociedade local possam se preparar para o reinício das atividades de forma segura” e sugere uma “linha do tempo”, com a reabertura gradual das atividades suspensas, começando por creches e escolas de 1º grau, comércio varejista e restaurantes, depois escolas técnicas, cursos colegiais e universitários e, por fim, parques, cinemas, academias, teatros e museus.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Sorocaba celebra o 7 de Setembro com Ato e Desfile Cívico

Com a participação de cerca de 10 mil pessoas, Sorocaba realizou na manhã deste sábado…

7 horas atrás

Acusado de assédio sexual, ministro Silvio Almeida é demitido por Lula

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi demitido de seu cargo, dentro do Governo, após uma…

12 horas atrás

Helicópteros auxiliam no trabalho de rescaldo em focos de incêndio em SP

O trabalho em terra e com helicópteros auxiliou na diminuição do número de focos de…

13 horas atrás

Com 70 anos, Praça dos Tropeiros é reinaugurada após revitalização

No final da tarde desta sexta-feira (06), aconteceu a reinauguração da Praça dos Tropeiros, localizada…

14 horas atrás

Venda de imóveis na região cresce 5% em julho

O mercado imobiliário na região de Sorocaba apresentou um desempenho positivo em julho, segundo o…

1 dia atrás

Ícone Planeta é o vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024

O Ícone Planeta, edifício mais alto do interior do Brasil, é o grande vencedor do…

1 dia atrás